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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sanceverino, Adriana Regina-
dc.creatorZahler, Sheila Milena Luckmann-
dc.date2017-01-09-
dc.date.accessioned2017-08-21T14:28:18Z-
dc.date.available2017-08-21T14:28:18Z-
dc.date.issued2017-01-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/889-
dc.description.resumoO trabalho tem como tema o processo avaliativo na Educação de Jovens e Adultos: caráter emancipador ou instrumento classificador? A pesquisa objetiva compreender os sentidos da avaliação nos processos de formação e na prática pedagógica da EJA e, em que medida esses processos têm uma especificidade para essa modalidade de ensino com potencialidade de práticas avaliativas emancipatórias. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico e documental, com a análise da literatura vigente, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e das Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA. Para realizar a pesquisa, inicialmente, desenvolvemos um estudo sobre o histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, seguindo um levantamento bibliográfico de autores que refletem a cerca da avaliação. Também desenvolvemos uma análise de documentos oficiais da EJA, bem como realizamos uma pesquisa no banco de dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) levantando todos os artigos publicados nos últimos três anos (2015, 2013 e 2012) no GT 18 Grupo de Trabalho da EJA, além de uma busca no banco de dados do Scielo – Scientific Electronic Library Online,dos artigos publicados sobre a avaliação na EJA. Nosso intento foi compreender em que medida esses processos avaliativos tem uma especificidade nessa modalidade de ensino e como as pesquisas vem tratando esse fenômeno na EJA. A temática avaliação na educação básica tem sido bastante discutida por estudiosos como Luckesi, Hoffmann, Arroyo, Vasconcelos, e, em especial na EJA o autor Barcelos. Esses estudiosos elencam que se tem observado, em sala de aula, muitas vezes, a avaliação de uma forma descontextualizada. Os mesmos estudiosos apontam maneiras para realizar uma avaliação mais significativa para alunos (as) e professores (as). Os resultados nos levam a compreensão que a avaliação, nas bases legais em que a EJA se ampara, é tratada como um instrumento que deve ser continuo e cumulativo e prevalecer os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, levando sempre em consideração as especificidades da EJA. Os resultados também nos levam a compreender que a avaliação na EJA precisa ser realizada de uma maneira que considere os avanços na construção do conhecimento de cada aluno (a). Para isso, é indispensável que a Educação de Jovens e Adultos tenha como seu princípio preparar os (as) alunos (as) para o mundo do trabalho e não para o mercado de trabalho, ou seja, não preparar apenas mão-de-obra qualificada para desempenhar funções distintas, mas sim, preparar os (as) alunos (as) para que possam fazer as suas escolhas e possuir os saberes necessários. Essa maneira de pensar referente à avaliação seria a concepção de Educação de Jovens e Adultos que poderá possibilitar a sua emancipação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-08-03T13:57:51Z No. of bitstreams: 1 ZAHLER.pdf: 544838 bytes, checksum: 8545115e7e8d7f6256f867db0c92250b (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.titleO processo avaliativo na Educação de Jovens e Adultos: caráter emancipador ou instrumento classificador?pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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