Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/891
Type: Monografia
Title: A cartografia nos anos finais do ensino fundamental : os desafios das professoras e dos professores das escolas públicas de Erechim-RS
Author: Rodrigues, Jaciara
First advisor: Paim, Robson Olivino
metadata.dc.contributor.referee1: Fahl, Gabriela
metadata.dc.contributor.referee2: Lindo, Paula Vanessa de Faria
Resume: O uso da Cartografia no ensino de Geografia é indispensável para que os alunos possam desenvolver a construção do conhecimento geográfico e, consequentemente, aprimorar e enriquecer o ensino da Geografia e também para que desenvolvam a capacidade de compreender o espaço, por isso o processo de ensino da linguagem cartográfica é importante desde o início da escolarização. O desenvolvimento desta linguagem permite que o aluno desenvolva a capacidade de leitura e utilização de mapas através da simbologia, partindo inicialmente do seu espaço de vivência para que, em seguida, adquira habilidades e percepções relativas tanto à leitura do espaço geográfico quanto a sua representação como um todo. No entanto, em nossa pesquisa, verificamos que o ensino de Cartografia no ensino fundamental é insuficiente. Percebemos a dificuldade que o aluno tem em representar o espaço e interpretar um mapa para além do exercício de localização, e ao mesmo tempo os professores também possuem dificuldades de trabalhar com o ensino de Cartografia. O objetivo deste trabalho foi identificar as estratégias de ensino e dificuldades, no que concerne ao ensino de Cartografia no Ensino Fundamental das escolas públicas localizadas em Erechim-RS. Para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionadas 15 escolas da rede pública de Erechim, tendo como base para a escolha das escolas a nota IDEB do ano de 2015, em seguida organizamos um questionário relacionado ao conteúdo e cotidiano da Cartografia nas escolas e entrevistamos 15 professores. Diante da análise das entrevistas, vivências escolares e experiências de estágio, identificamos que o processo de formação acadêmica dos professores, é o fator que determina as dificuldades no ensinar e aprender Cartografia, a formação que estes professores obtiveram não foi suficiente para a construção dos conhecimentos necessários para a prática educativa da linguagem cartográfica nos anos finais da educação básica.
Abstract: The use of Cartography in the teaching of Geography is indispensable so that the students can develop to the construction of the geographic knowledge and consequently to improve and enrich the teaching of the Geography and also so that it develops the capacity to understand the space, therefore the process of language teaching Is important since the beginning of schooling. The development of this language allows the student to develop the ability to read and use maps through symbology, starting from their living space so that afterwards they acquire skills and perceptions regarding both the reading of the geographical space and its representation as a whole. However, in our research, we verified that the teaching of Cartography in elementary school is insufficient. We perceive the difficulty that the student has in representing the space and interpreting a map beyond the location exercise, and at the same time the teachers also have difficulties to work with the teaching of cartography. The objective of this work was to identify the teaching strategies and difficulties, regarding the teaching of Cartography in Elementary School of the public schools located in Erechim-RS. For the development of the research selecting 15 schools in the public network of Erechim, based on the choice of schools the IDEB grade of 2015, then we organized a questionnaire related to the content and daily Cartography in schools and interviewed 15 teachers. Before the analysis of interviews, school experiences and internship experiences, we identified that the process of academic training of teachers, is the factor that determines the difficulties in teaching and learning Cartography, the training they obtained is not enough to build the knowledge necessary for the Educational practice of cartographic language in the final years of basic education.
Keywords: Ensino de geografia
Cartografia
Alfabetização cartográfica
Metodologia de ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/891
Issue Date: Aug-2017
Appears in Collections:TCC Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODRIGUES.PDF978,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.