Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8913
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ziesmann, Cleusa Inês-
dc.contributor.referee1Batista, Jeize de Fátima-
dc.contributor.referee2Krause, Keli-
dc.creatorPetry, Alessandra-
dc.date2025-07-02-
dc.date.accessioned2025-10-15T13:56:49Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-10-15T13:56:49Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8913-
dc.description.abstractEste artículo revisa estudios sobre la importancia de la lengua de señas en la construcción de la identidad de las personas sordas, a partir de la película "Al Ritmo del Corazón" (2021). La investigación se basa en una perspectiva que reconoce las diferencias lingüísticas y culturales de las personas sordas como expresión de su propia identidad, y no como una condición de discapacidad. El objetivo principal es analizar cómo la lengua de señas trasciende la función comunicativa, constituyendo un elemento fundamental para el fortalecimiento de la identidad sorda. Se adopta un enfoque cualitativo, con análisis de contenido de la película, centrándose en escenas e interacciones que resaltan el uso de la lengua de señas, las relaciones entre personas sordas y oyentes, y los desafíos de la inclusión social. El análisis se realizó en tres etapas: selección de escenas clave, categorización temática e interpretación de significados a la luz del marco teórico. El estudio busca comprender cómo la lengua de señas contribuye al desarrollo de la identidad y la plena participación de las personas sordas en la sociedad, destacando la importancia de las prácticas educativas y sociales que respeten la diversidad lingüística. Los resultados indican que la falta de acceso a la lengua de señas compromete el desarrollo personal y la afirmación de la identidad sorda. Por otro lado, la apreciación de esta lengua, como se evidencia en la película, promueve una mayor autonomía, reconocimiento e igualdad. Se concluye que una educación bilingüe, que prioriza la lengua de señas, es esencial para garantizar los derechos lingüísticos de la comunidad sorda y fortalecer su identidad cultural.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho realiza uma revisão de estudos sobre a importância da Língua de Sinais na construção da identidade das pessoas surdas, tendo como base de análise o filme No Ritmo do Coração (2021). A pesquisa parte de uma perspectiva que reconhece a diferença linguística e cultural dos sujeitos surdos como expressão de uma identidade própria, e não como uma condição de deficiência. O objetivo central é analisar de que forma a Língua de Sinais ultrapassa a função comunicativa, constituindo-se como elemento fundamental para o fortalecimento da identidade surda. Adota-se uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo do filme, focando nas cenas e interações que evidenciam o uso da Língua de Sinais, as relações entre pessoas surdas e ouvintes e os desafios da inclusão social. A análise foi conduzida em três etapas: seleção de cenas-chave, categorização temática e interpretação dos significados à luz do referencial teórico. O estudo busca compreender como a língua de sinais contribui para o desenvolvimento identitário e para a participação plena das pessoas surdas na sociedade, destacando a importância de práticas educacionais e sociais que respeitem a diversidade linguística. Os resultados indicam que a ausência de acesso à Língua de Sinais compromete o desenvolvimento pessoal e a afirmação da identidade surda. Por outro lado, a valorização dessa língua, como evidenciado no filme, promove maior autonomia, reconhecimento e igualdade. Conclui-se que uma educação bilíngue, que priorize a Língua de Sinais, é essencial para garantir os direitos linguísticos da comunidade surda e fortalecer sua identidade cultural.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2025-10-14T18:18:47Z No. of bitstreams: 1 PETRY.pdf: 719483 bytes, checksum: 3adb0507ba5465b6be4105e590eae24e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-10-15T13:56:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PETRY.pdf: 719483 bytes, checksum: 3adb0507ba5465b6be4105e590eae24e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-15T13:56:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PETRY.pdf: 719483 bytes, checksum: 3adb0507ba5465b6be4105e590eae24e (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua de Sinaispt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.titleA importância da Língua de Sinais na formação da identidade do sujeito surdo: um olhar a partir do filme No Ritmo do Coraçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PETRY.pdf702.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.