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Type: Dissertação
Title: (I)migração e cidadania: interfaces entre educação superior, trabalho e gênero na perspectiva de estudantes haitianos na Universidade Federal da Fronteira Sul
Author: Flora, Juliana Della
First advisor: Silva, Luis Fernando Santos Corrêa da
metadata.dc.contributor.referee1: Corá, Elsio José
metadata.dc.contributor.referee2: Gritti, Isabel Rosa
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Thiago Ingrassia
Resume: A universidade pública, como espaço de formação em sentido amplo, e calcada nos pilares de ensino, extensão e pesquisa, exerce um papel importante nas dinâmicas (i)migratórias brasileiras, como no caso da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) que, desde 2013, promove ações voltadas ao público imigrante, culminando na criação do Programa de Acesso e Permanência a Estudantes Imigrantes (Pró-Imigrante). O presente trabalho procurou compreender o impacto das políticas desse programa, atentando-se especialmente às questões de gênero. Seu principal objetivo foi analisar de que forma as políticas de acesso e permanência da UFFS contribuem para o acesso dos imigrantes haitianos à cidadania, considerando a interação entre educação superior, mundo do trabalho e condicionantes de gênero. Para tratar dessa temática de forma profunda foram mobilizados conceitos imprescindíveis como a cidadania, sendo o conceito central, o ponto de convergência que une as questões de (i)migração, trabalho, educação e gênero dentro de um contexto de direitos universais e igualdade global. Já os conceitos de trabalho, educação e gênero foram abordados como dimensões estruturantes da experiência migratória, que, inter-relacionadas, influenciam diretamente nas possibilidades concretas de inserção social e econômica dos imigrantes. O trabalho foi compreendido não apenas como meio de subsistência, mas também como espaço de afirmação de direitos e construção de pertencimento social. A educação, por sua vez, foi analisada como instrumento de mobilidade social, sendo a universidade um dos principais vetores de promoção da cidadania. O gênero, enquanto categoria analítica, permitiu evidenciar as desigualdades específicas vivenciadas por homens e mulheres no processo migratório, mostrando como papéis e expectativas sociais diferenciados impactam o acesso às políticas públicas e aos direitos fundamentais. Assim, utilizando-se de uma abordagem qualitativa, o desenvolvimento desta pesquisa foi dividido em três etapas principais: a primeira consistiu na revisão de literatura; a segunda envolveu a coleta de dados por meio de entrevistas com estudantes haitianos da UFFS dos campi Chapecó (SC) a Erechim (RS), a partir de um roteiro semiestruturado; e, na terceira etapa, foi realizada a análise dos dados coletados por meio do método de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). A pesquisa constatou que as (i)migrações no mundo contemporâneo se constituem como fenômeno complexo, multifacetado e atualizado, exigindo que seu estudo seja pensado de forma interseccional e interdisciplinar. Verificou-se, a partir das entrevistas realizadas, que as principais causas da (i)migração haitiana para o Brasil, para o grupo entrevistado, foram o acesso à educação superior e a busca por melhores condições de vida. Além disso, a pesquisa evidenciou barreiras que os estudantes haitianos enfrentam, como a língua, o baixo valor do auxílio socioeconômico, as longas jornadas de trabalho incompatíveis com os horários de estudo, as falhas de comunicação entre a UFFS e o público-alvo (imigrantes), o preconceito, o tipo de trabalho ofertado aos imigrantes na região, os baixos salários, a dificuldade para conseguir estágios e a tendência das empresas em rejeitarem estudantes na contratação. Ao olhar para a questão de gênero, a pesquisa revelou que gravidezes e filhos pequenos são um impedimento ainda maior para as mulheres (i)migrantes no que diz respeito às vagas de emprego e ao acesso e à permanência no ensino superior da UFFS. Por fim, a pesquisa apontou a UFFS como promotora de acesso a uma cidadania parcial, em construção, ao grupo pesquisado e ratificou a necessidade de se construir políticas públicas efetivas que envolvam toda a comunidade universitária e toda a sociedade, reconhecendo a importância de se dar voz àqueles que, historicamente, foram excluídos dos espaços de prestígio e poder, tanto na academia quanto no mundo do trabalho, e a imprescindibilidade de se analisar crítica e constantemente os mecanismos e programas de acesso à educação superior.
Abstract: Public universities, as spaces for education in the broadest sense, based on the pillars of teaching, extension, and research, play an important role in Brazilian migration/ immigration dynamics, as in the case of the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), which, since 2013, has promoted actions aimed at the immigrant public, culminating in the creation of the Access and Permanence Program for Immigrant Students (Pró-Imigrante). This study sought to understand the impact of this program's policies, paying special attention to gender issues. Its main objective was to analyze how UFFS's access and retention policies contribute to Haitian immigrants' access to citizenship, considering the interaction between higher education, the world of work, and gender constraints. To address this issue in depth, essential concepts such as citizenship were mobilized, with the central concept being the point of convergence that unites the issues of migration/immigration, work, education, and gender within a context of universal rights and global equality. The concepts of work, education, and gender were addressed as structural dimensions of the migratory experience, which, when interrelated, directly influence the concrete possibilities for immigrants' social and economic integration. Work was understood not only as a means of subsistence, but also as a space for the affirmation of rights and the construction of social belonging. Education, in turn, was analyzed as an instrument of social mobility, with the university being one of the main vectors for promoting citizenship. Gender, as an analytical category, made it possible to highlight the specific inequalities experienced by men and women in the migratory process, showing how different social roles and expectations impact access to public policies and fundamental rights. Thus, using a qualitative approach, the development of this research was divided into three main stages: the first consisted of a literature review; the second involved data collection through interviews with Haitian students at UFFS campi in Chapecó (SC) and Erechim (RS), using a semi-structured script; and, in the third stage, the data collected was analyzed using the Content Analysis method (Bardin, 2016). The research found that migration/immigration in the contemporary world is a complex, multifaceted, and current phenomenon, requiring its study to be approached in an intersectional and interdisciplinary manner. The interviews revealed that the main causes of Haitian migration to Brazil, for the group interviewed, were access to higher education and the search for better living conditions. In addition, the research highlighted barriers faced by Haitian students, such as language, low socioeconomic assistance, long working hours incompatible with study schedules, communication failures between UFFS and the target audience (immigrants), prejudice, the type of work offered to immigrants in the region, low wages, difficulty in obtaining internships, and the tendency of companies to reject students when hiring. When looking at the issue of gender, the research revealed that pregnancy and young children are an even greater impediment for migrant/immigrant women in terms of job opportunities and access to and retention in higher education at UFFS. Finally, the research pointed to UFFS as a promoter of access to partial citizenship, still under construction, for the group surveyed and confirmed the need to develop effective public policies that involve the entire university community and society as a whole, recognizing the importance of giving a voice to those who have historically been excluded from positions of prestige and power, both in academia and in the world of work, and the indispensability of critically and constantly analyzing the mechanisms and programs for access to higher education.
Keywords: Imigração Haitiana;
Cidadania;
Educação Superior;
Trabalho;
Gênero
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8928
Issue Date: Aug-2025
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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