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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8930| Type: | Dissertação |
| Title: | Do texto ao contexto do livro didático de Matemática no Ensino Médio: apropriações para a Educação Financeira |
| Author: | Schons, Fernanda da Silva |
| First advisor: | Richter, Adriana |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Mazzi, Lucas Carato |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Loss, Adriana Salete |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Ribeiro Junior, Halferd Carlos |
| Resume: | Pensar a Educação Financeira como aporte para a cidadania crítica e emancipadora significa situá-la como meio para questionar e transgredir as relações de poder que sustentam os sistemas de opressão reificados na sociedade neoliberal. Sob essa perspectiva, esta dissertação tem como objetivo compreender as possibilidades de apropriação do livro didático de Matemática no Ensino Médio para a cidadania crítica e emancipadora por meio da Educação Financeira. O estudo parte da constatação de que reformas, como a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017), a reestruturação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), têm contribuído para a disseminação da ideologia neoliberal, transformando a educação em mercadoria e os sujeitos em consumidores passivos e trabalhadores flexíveis às exigências do capital. Tais reformas incorporam, de modo acrítico, os pressupostos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), reforçando uma visão hegemônica e instrumental da Educação Financeira. Face a esse panorama, esta pesquisa qualitativa de caráter interdisciplinar, parte da crítica às ofensivas que colocam a educação como mecanismo de reprodução de desigualdades sociais. Para tanto, fundamenta-se nas contribuições teóricas de estudiosos do livro didático, da Pedagogia de Paulo Freire, da Educação Matemática Crítica e de autores que entendem a Educação Financeira como caminho para a emancipação humana e a formação da cidadania crítica. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico e elaborada uma revisão de literatura envolvendo os campos teóricos referidos. O trabalho de campo ocorreu em uma escola pública estadual de Erechim/RS, com professoras de Matemática e estudantes do segundo ano do Ensino Médio. O material empírico foi constituído por análise documental do livro didático Matemática em contextos: Estatística e Matemática financeira (Editora Ática, PNLD 2021), que estava em utilização pelos sujeitos da pesquisa; aplicação de um questionário com perguntas abertas às professoras participantes; e realização de uma oficina em que, percebendo a sala de aula como um cenário para investigação, os educandos participantes da pesquisa e sua professora de Matemática foram convidados a questionar e investigar situações financeiras apresentadas no livro didático mencionado, de modo que emergiram temas geradores de novas problematizações. A análise dos dados organizou-se em três categorias: a abordagem em relação a situações financeiras prevista no livro didático; a práxis docente desenvolvida a partir do que está publicado no livro didático; e as interações em sala de aula mediante a exploração das proposições veiculadas no livro didático. Os resultados apontam que a abordagem relativa à Educação Financeira como apresentada no livro didático analisado representa uma possibilidade insuficiente para a formação crítica e cidadã dos sujeitos; a práxis docente configura-se um desafio, seja para a apropriação crítica do livro didático, seja para um olhar indagador às questões relacionadas à Educação Financeira; e o espaço da sala de aula, quando orientado por uma perspectiva problematizadora, pode favorecer a apropriação de tal material para a Educação Financeira crítica, cidadã e emancipadora. |
| Abstract: | Thinking Financial Education as a contribution to critical and emancipatory citizenship means positioning it as a path to question and transgress the power relations that sustain the systems of oppression reified in neoliberal society. From this perspective, this dissertation aims to understand the possibilities of appropriating high school mathematics textbook for critical and emancipatory citizenship through Financial Education. The study begins with the observation that reforms, such as the High School Reform (Law 13.415/2017), the restructuring of the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) and the approval of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), have contributed to the dissemination of neoliberal ideology, transforming education into a commodity and subjects into passive consumers and flexible workers subject to the demands of capital. These reforms uncritically incorporate the assumptions of the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), reinforcing a hegemonic and instrumental view of Financial Education. Given this overview, this qualitative interdisciplinary research begins by criticizing the offensives that place education as a mechanism for reproducing social inequalities. To this end, it draws on the theoretical contributions of textbook scholars, Paulo Freire’s Pedagogy, Critical Mathematics Education and authors who comprehend Financial Education as a way to human emancipation and the formation of critical citizenship. Initially, a bibliographic survey was conducted, followed by a literature review covering the aforementioned theoretical fields. The fieldwork took place at a state public school in Erechim, Rio Grande do Sul, with mathematics teachers and second-year high school students. The empirical material consisted of a documentary analysis of the textbook Matemática em contextos: Estatística e Matemática financeira (Editora Ática, PNLD 2021), which was being used by the research subjects; a questionnaire with open-ended questions was administered to the participating teachers; and a workshop in which, perceiving the classroom as a landscape of investigation, the participating students and their Math teacher were invited to question and investigate financial situations presented in the aforementioned textbook, thus emerging generative themes of new problematizations. Data analysis was organized into three categories: the approach to financial situations presented in the textbook; the teaching praxis developed based on the textbook’s content; and classroom interactions through the exploration of the propositions conveyed in the textbook. The results indicate that the approach to Financial Education as presented in the textbook under analysis represents an insufficient opportunity for the critical and citizenship development of the subjects; teaching praxis poses a challenge, both for critical appropriation of the textbook and for an inquiring look at issues related to Financial Education; and the classroom space, when guided by a problematizing perspective, can favor the appropriation of such material for critical, citizenship and emancipatory Financial Education. |
| Keywords: | cenários para investigação; neoliberalismo; políticas públicas educacionais; práxis; temas geradores |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8930 |
| Issue Date: | Aug-2025 |
| metadata.dc.level: | Mestrado |
| Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
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