Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8932
Type: Dissertação
Title: Os livros do programa Alfabetiza Tchê: uma análise das propostas de produção escrita para os 1º e 2º anos do ensino fundamental
Author: Abreu, Juliana Souza de
First advisor: Bittencourt, Zoraia Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Sartori, Jerônimo
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Patricia dos Santos
Resume: A presente Dissertação, intitulada “Os livros do Programa Alfabetiza Tchê: uma análise das propostas de produção escrita para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental”, objetivou analisar os livros Trilhas da Leitura e da Escrita do Programa Alfabetiza Tchê, buscando problematizar as atividades de produção escrita deste material didático. A pesquisa concentrou-se na seguinte questão: “Como se apresenta o trabalho com a escrita na coleção de livros Trilhas da Leitura e da Escrita do Programa Alfabetiza Tchê, utilizados pelos professores alfabetizadores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental no Estado do Rio Grande do Sul?” Este estudo, de natureza qualitativa, adotou como abordagens metodológicas a Pesquisa Bibliográfica, a Pesquisa Documental e a Pesquisa de Estado do Conhecimento, sendo a análise dos dados orientada pela técnica da Análise de Conteúdo, conforme proposta por Bardin (1977). Dentro da Pesquisa Bibliográfica, foram mobilizados autores como Cagliari (1998), Mortatti (2006) e Frade (2007) para debater a alfabetização no Brasil, entremeada pelos métodos de alfabetização. O referencial teórico sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA) baseou-se em Morais (2005), Leal e Morais (2010), Ferreiro (2017) e Soares (2023). A Psicogênese da Língua Escrita foi abordada a partir de Ferreiro e Teberosky (1999) e o conceito de Letramento, com base em Soares (2004, 2009), Kleiman (2005) e Gadotti (2005). Sobre a escrita e a produção de textos nos anos iniciais, destacaram-se as contribuições de Antunes (2003), Costa Val (2006), Dutra (2011) e Moraes (2009). A Pesquisa Documental analisou documentos orientadores da educação nacional, com ênfase nas políticas mais recentes de alfabetização, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o Plano Nacional de Educação (PNE), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Referencial Curricular Gaúcho (RCG) para o eixo da Escrita nos dois primeiros anos de escolarização, apontando avanços e tecendo críticas às orientações estabelecidas pelos documentos, além de programas voltados para a alfabetização, como o atual Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e o Programa Alfabetiza Tchê, no qual são apresentados os aspectos centrais dessa nova política educacional, que se consolidou como política territorial CNCA no Estado do Rio Grande do Sul. A Pesquisa de Estado do Conhecimento permitiu mapear a produção acadêmica recente sobre o programa, demonstrando em que medida a presente pesquisa se aproxima, se distancia e avança em relação ao que já existe de produções sobre o Programa Alfabetiza Tchê. Por fim, após análise documental dos livros Trilhas da Leitura e da Escrita do Programa Alfabetiza Tchê em relação às propostas de escrita para o 1º e o 2º anos do Ensino Fundamental, emergiram duas categorias temáticas. Na primeira categoria, fazem parte as atividades de escrita orientadas por uma abordagem tradicional de ensino e, na segunda, aquelas que colocam a aprendizagem como elemento central no processo de construção da língua escrita, identificadas, respectivamente como: i) A escrita na perspectiva tradicional de ensino: atividades centradas no preenchimento de lacunas, cópia e repetição; e ii) A escrita em construção: atividades voltadas para a aprendizagem significativa. Diante do exposto e tendo organizado o material a partir desses dois eixos, com base na forma como as propostas abordam a escrita, constatou-se que as atividades que ainda se apoiam em uma concepção tradicional de aprendizagem são caracterizadas por exercícios mecânicos e repetitivos, que privilegiam o preenchimento de lacunas sem estímulo à reflexão sobre o exercício, com cópia de palavras e frases, com memorização de letras e sílabas e com realização de tarefas descontextualizadas, que, muitas vezes, não evidenciam uma função comunicativa clara para a escrita. Observou-se que essas propostas não favorecem a reflexão sobre o funcionamento do sistema alfabético, tampouco valorizam as hipóteses que as crianças formulam ao longo do processo de alfabetização. Essa característica contrasta com propostas mais significativas e contextualizadas, também presentes no material analisado. Entre os dados mais significativos da segunda categoria, destacam-se o uso do nome próprio, de listas, de escrita espontânea e dos jogos. Embora o material ainda contenha exercícios tradicionais, há uma clara valorização de atividades que promovem a interação social e dão um sentido para a escrita. Nesse contexto, a pesquisa reafirma a importância do professor assumir uma postura crítica diante do material didático, repensando práticas escolares que ainda reproduzem modelos ultrapassados de ensino da escrita, muitas vezes, desconectados da realidade dos estudantes. Conclui-se, portanto, que, apesar das limitações observadas, o material apresenta potencial para contribuir com o processo de alfabetização, desde que mediado de forma reflexiva e intencional pelo professor. Com base nos resultados obtidos, os achados da pesquisa serão socializados por meio de um flipbook digital, que será entregue à 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do município de Erechim, de modo a fornecer subsídios para a reflexão de docentes alfabetizadores da rede estadual que fazem uso dos livros Trilhas da Leitura e da Escrita do Programa Alfabetiza Tchê.
Abstract: This dissertation, entitled “The books of the Alfabetiza Tchê Program: an analysis of the written production proposals for the 1st and 2nd years of Elementary School”, aimed to analyze the books Reading and Writing Trails of the Alfabetiza Tchê Program, seeking to problematize the written production activities of this teaching material. The research focused on the following question: “How is the work with writing presented in the collection of books Reading and Writing Trails of the Alfabetiza Tchê Program, used by literacy teachers of the 1st and 2nd years of Elementary School in the State of Rio Grande do Sul?” This study, of a qualitative nature, adopted as methodological approaches Bibliographic Research, Documentary Research, and State of Knowledge Research, with data analysis guided by the Content Analysis technique, as proposed by Bardin (1977). Within the Bibliographic Research, authors such as Cagliari (1998), Mortatti (2006) and Frade (2007) were mobilized to discuss literacy in Brazil, interspersed with literacy methods. The theoretical framework on the Alphabetic Writing System (SEA) was based on Morais (2005), Leal and Morais (2010), Ferreiro (2017) and Soares (2023). The Psychogenesis of Written Language was addressed from Ferreiro and Teberosky (1999) and the concept of Literacy, based on Soares (2004, 2009), Kleiman (2005) and Gadotti (2005). Regarding writing and text production in the early years, the contributions of Antunes (2003), Costa Val (2006), Dutra (2011) and Moraes (2009) stood out. The Documentary Research analyzed guiding documents for national education, with an emphasis on the most recent literacy policies, such as the National Curricular Parameters (PCN), the National Education Plan (PNE), the National Common Curricular Base (BNCC) and the Gaucho Curricular Reference (RCG) for the Writing axis in the first two years of schooling, pointing out advances and criticizing the guidelines established by the documents, in addition to programs aimed at literacy, such as the current National Commitment to Literate Children (CNCA) and the Alfabetiza Tchê Program, in which the central aspects of this new educational policy are presented, which was consolidated as the CNCA territorial policy in the State of Rio Grande do Sul. The State of Knowledge Survey allowed us to map recent academic literature on the program, demonstrating the extent to which this research approaches, diverges from, and advances existing literature on the Alfabetiza Tchê Program. Finally, after document analysis of the books Reading and Writing Trails from the Alfabetiza Tchê Program regarding writing proposals for the 1st and 2nd grades of elementary school, two thematic categories emerged. The first category includes writing activities guided by a traditional teaching approach, and the second includes those that place learning as a central element in the process of constructing written language, identified, respectively, as: i) Writing from a traditional teaching perspective: activities focused on filling in gaps, copying and repetition; and ii) Writing under construction: activities aimed at meaningful learning. Given the above and having organized the material based on these two axes, based on the way the proposals approach writing, it was found that the activities that still rely on a traditional conception of learning are characterized by mechanical and repetitive exercises, which prioritize filling in gaps without encouraging reflection on the exercise, with copying words and phrases, with memorizing letters and syllables and with carrying out decontextualized tasks, which often do not demonstrate a clear communicative function for writing. It was observed that these proposals do not encourage reflection on the functioning of the alphabetic system, nor do they value the hypotheses that children formulate throughout the literacy process. This characteristic contrasts with more meaningful and contextualized proposals, also present in the analyzed material. Among the most significant findings in the second category, the use of proper names, lists, spontaneous writing, and games stand out. Although the material still contains traditional exercises, there is a clear emphasis on activities that promote social interaction and give meaning to writing. In this context, the research reaffirms the importance of teachers adopting a critical stance toward the teaching material, rethinking school practices that still reproduce outdated models of writing instruction, often disconnected from students realities. Therefore, it is concluded that, despite the observed limitations, the material has the potential to contribute to the literacy process, provided it is mediated reflectively and intentionally by the teacher. Based on the results obtained, the findings of the research will be shared through a digital flipbook, which will be delivered to the 15th Regional Department of Education (CRE) of the municipality of Erechim, in order to provide support for the reflection of literacy teachers in the state network who use the books Reading and Writing Trails of the Alfabetiza Tchê Program.
Keywords: Programa Alfabetiza Tchê;
Alfabetização;
Escrita;
Livros Trilhas da Leitura e da Escrita;
Material Didático.
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8932
Issue Date: Aug-2025
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABREU.pdf11.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.