Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bonotto, Danusa de Lara-
dc.contributor.referee1Fioreze, Leandra Anversa-
dc.contributor.referee2Wenzel, Judite Scherer-
dc.creatorMoura, Tanise da Silva-
dc.date2025-07-11-
dc.date.accessioned2025-11-11T18:39:10Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-11-11T18:39:10Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8954-
dc.description.abstractThis research aims at discussing the topics of autism and the teaching work and is linked to the research line Teacher’s Training and Pedagogical Practices of the Graduate Program in Science Education (PPGEC) at the Federal University of Fronteira Sul – Cerro Largo Campus – RS. The objective of the article is to understand the work of the researcher teacher considering the inclusion of a student with Autism Spectrum Disorder (ASD). This is a qualitative research study from the perspective of Action Research (IFA), consisting of a self-reflective spiral mediated by a practice of Science Modeling (MC) in the form of a case study. Action Research goes through the cycles of problem, observation, reflection, planning, and action. The first cycle of IFA is triggered by the work context of the researcher teacher, who has a student diagnosed with ASD in her classroom and uses methodological strategies to contribute to that student's learning and development. In this initial movement, the review study helped the researcher understand the characteristics of students with ASD, as well as the difficulties and challenges of their inclusion in the regular classroom, revealing the methodological strategies used by teachers. The second cycle of the self-reflective spiral consists of action planning and is based on the assumptions of MC, passing through the stages of Perception and Apprehension, Comprehension and Explicitation, Meaning and Expression. The planning was implemented in the classroom with a 6th-grade elementary school class. To do that, the data for this research were compiled from the training diaries and recorded video lessons. The analytical process of the training diaries is based on the procedures of Discursive Textual Analysis (DTA), from which it is possible to discuss: 1) the intermediation of the researcher teacher; 2) the specificities of the student with ASD; and 3) the relationship among other students and the construction of an inclusive environment. These subcategories represent the final category, called ‘teacher's work in classroom diversity’. The metatext is metaphorically constructed by the “wind chime,” which represents inclusion as a wind that blows through the classroom, bringing with it diversity, challenges, and new teaching opportunities. Based on the results discussed, it is important to point out the need for the school context to create mechanisms so that inclusion can occur and that undergraduate courses provide training for inclusive teachers.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa discute as temáticas autismo e trabalho docente e está vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo – RS. Tem como objetivo compreender o trabalho da professora pesquisadora à luz da inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa na perspectiva da Investigação-Formação-Ação (IFA) constituída por uma espiral autorreflexiva mediada por uma prática da Modelagem nas Ciências (MC) na forma de um estudo de caso. A IFA perpassa pelos ciclos de problema, observação, reflexão, planificação e ação. O primeiro ciclo da IFA é desencadeado a partir do contexto de trabalho da professora pesquisadora, a qual tem em sala de aula um aluno com diagnóstico de TEA e recorre a estratégias metodológicas, a fim de contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento desse aluno. Nesse movimento inicial, o estudo de revisão auxiliou a pesquisadora na compreensão das características de alunos com TEA, além das dificuldades e dos desafios da sua inclusão na sala de aula regular, revelando as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores. O segundo ciclo da espiral autorreflexiva consiste no planejamento da ação e está fundamentado nos pressupostos da MC, perpassando pelas etapas de Percepção e Apreensão, Compreensão e Explicitação, Significação e Expressão. A materialização do planejamento na sala de aula se deu com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Para tal, os dados desta pesquisa foram constituídos a partir da escrita dos diários de formação e das aulas vídeo gravadas. O processo analítico dos diários de formação se fundamenta nos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD), a partir da qual é possível discutir: 1) a intermediação da professora pesquisadora; 2) as especificidades do aluno com TEA e 3) a relação entre os demais alunos e a construção de um ambiente inclusivo. Essas subcategorias compõem a categoria final, denominada O trabalho do professor na diversidade da sala de aula. O metatexto é construído metaforicamente pelo “sino dos ventos”, o qual representa que a inclusão se manifesta como um vento que percorre a sala de aula, trazendo consigo diversidade, desafios e novas oportunidades de ensino. A partir dos resultados discutidos, é importante assinalar a necessidade de o contexto escolar criar mecanismos para que de fato a inclusão aconteça e que os Cursos de Licenciatura propiciem a formação de um professor inclusivo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2025-11-04T16:51:01Z No. of bitstreams: 1 MOURA.pdf: 7409577 bytes, checksum: 206b39094d183630d2bab297c0a866e4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by DIONE ROSSI FARIAS (dione@uffs.edu.br) on 2025-11-11T18:39:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MOURA.pdf: 7409577 bytes, checksum: 206b39094d183630d2bab297c0a866e4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-11T18:39:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOURA.pdf: 7409577 bytes, checksum: 206b39094d183630d2bab297c0a866e4 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.relationCAPESpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO trabalho docente e a inclusão de um aluno autista em aulas de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOURA.pdf7.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.