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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8955| Type: | Dissertação |
| Title: | Juventude e inserção no mercado de trabalho: análise do caso dos egressos de cursos de graduação da UFFS – Campus Erechim |
| Author: | Salvador, Verônica da Silva |
| First advisor: | Silva, Luis Fernando Santos Corrêa da |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Loss, Adriana Salete |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Bordignon, Luciane Spanhol |
| Resume: | O presente estudo tem como tema “Juventude e Inserção no Mercado de Trabalho: análise do caso dos egressos de cursos de graduação da UFFS-Campus Erechim”. A pesquisa se concentra nos formandos de dois cursos de graduação da UFFS, Pedagogia (Licenciatura) e Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado). Estes são vistos como jovens egressos, com idades entre 15 e 29 anos completos até a data de conclusão do curso superior, com um período temporal de 8 anos, abrangendo o período de 2015 a 2022. O estudo possui como objetivo principal compreender em que condições ocorre a inserção dos estudantes da UFFS do campus Erechim que ingressam no mercado de trabalho após a conclusão do curso superior. A pesquisa se articula em torno de um problema que considera identificar quais as condicionantes, oportunidades e barreiras encontradas por jovens egressos da UFFS–campus Erechim para inserção no mercado de trabalho. Inserida em um programa interdisciplinar, se apoia na interligação entre diferentes campos e áreas de conhecimento, gerando reflexões para soluções e elaboração de uma visão mais ampla a respeito do problema investigado nessa pesquisa. Os procedimentos metodológicos adotados são relacionados à pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados e a análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin. A análise desses dados demonstrou que a transição do ensino superior para o mercado de trabalho dos jovens egressos é um processo complexo que envolve diversas trajetórias, sendo detectado três categorias de transição por: continuidade laboral: permanência no emprego anterior à conclusão do curso superior, com forte relação com a área de formação técnica. Os egressos valorizam a formação teórica e acadêmica e buscam desenvolvimento profissional. Aderência Formativa: categoria mais representativa, os egressos reconhecem a importância dos estágios e da formação teórica. Buscam valorização pessoal e financeira na profissão e destacam a necessidade de mais experiências práticas durante o curso. Redirecionamento Ocupacional: os egressos optam por seguir em outra área de atuação após a conclusão do curso superior, buscando maior afinidade ou viabilidade financeira. A necessidade de mais atividades práticas durante a realização do curso foi mencionada pelos estudantes entrevistados como um desafio para a transição profissional, aspecto que perpassa as três categorias que compõem o estudo. |
| Abstract: | The present study addresses the theme “Youth and Integration into the Labor Market: An Analysis of the Case of Graduates from UFFS – Erechim Campus.” The research focuses on alumni from two undergraduate programs at UFFS, namely Pedagogy (Licentiate) and Architecture and Urbanism (Bachelor’s degree). For the purposes of this study, graduates are considered young if they fall within the age range of 15 to 29 at the time of degree completion, within a temporal scope of eight years, covering the period from 2015 to 2022. The primary objective of this investigation is to understand the conditions under which graduates from UFFS – Erechim Campus enter the labor market upon completing higher education. The research problem is articulated around identifying the determining factors, opportunities, and barriers encountered by young alumni from UFFS – Erechim in their professional integration. Situated within an interdisciplinary program, the study draws upon the interconnection of multiple fields and areas of knowledge, fostering reflections that contribute to broader perspectives and the formulation of potential solutions to the issues under examination. The methodological approach is rooted in qualitative research, employing semi-structured interviews as the primary data collection technique and content analysis as proposed by Laurence Bardin. The analysis of the empirical material revealed that the transition from higher education to the labor market among young graduates constitutes a complex process involving diverse trajectories. Three transition categories were identified: Labor Continuity, characterized by maintaining employment held prior to graduation, closely linked to technical training, with graduates emphasizing the value of theoretical and academic preparation while pursuing professional development; Formative Adherence, the most representative category, in which graduates acknowledge the importance of internships and theoretical training, seek both personal and financial recognition in their profession, and underscore the need for greater practical experience during their studies; and Occupational Redirection, in which graduates opt for professional engagement in areas outside their original degree field, seeking either greater personal alignment or financial viability. The demand for more practical activities throughout the undergraduate experience was highlighted across all three categories as a central challenge for professional transition, evidencing a recurring structural gap in the academic–labor interface. |
| Keywords: | Educação Superior. Mercado de Trabalho. Juventude. |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
| Type of Access: | Acesso Embargado |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8955 |
| Issue Date: | Oct-2025 |
| metadata.dc.level: | Mestrado |
| Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
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