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Tipo: Monografia
Título: Comportamento do consumidor: análise de influência da família nos hábitos de compra de artefatos gaúchos
Autor(es): Ruchaber, Franciele Inês
Primeiro Orientador: Visentini, Monize Sâmara
Resumo: Este estudo objetiva analisar a influência que a família exerce nos hábitos de compra de produtos ligados a cultura gaúcha. Para isso, exploram-se conceitos sobre comportamento do consumidor, a influência da cultura e da família no consumo, e o tradicionalismo. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo caracterizada como descritiva, tendo como população famílias dos municípios de Salvador das Missões – RS e São Pedro do Butiá – RS, e empresárias que atuam no ramo de artefatos tradicionalistas do município de Cerro Largo. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas individuas semi-estruturadas, e para a interpretação destas foi utilizada a análise de conteúdo. Conclui-se que as empresas de artefatos gaúchos investigadas disponibilizam acesso à cultura gaúcha para os seus consumidores, sendo que a família é uma grande influenciadora no processo de compra, e as mulheres são as principais clientes. Contatou-se também que os consumirdes gaúchos são apaixonados por essa tradição, sendo que o princípio deste comportamento de consumo surge da família, auxiliando em compras e repassando a tradição para gerações mais novas. Verifica-se também que os consumidores gaúchos dão grande valor à tradição, e sentem um verdadeiro amor por todos os aspectos ligados a sua cultura, sendo que a partir desta tradição tem-se o consumo destes artefatos gaúchos. Do mesmo modo, os contatos diários com aspectos e costumes gaúchos auxiliam a manter vivo o tradicionalismo. Baseando-se nos resultados deste estudo, pode-se afirmar que o consumo de produtos ligados à cultura gaúcha emerge sim das bases familiares e suas tradições.
Abstract/Resumen: This work analyzes the influence that the family plays in the buying habits of products linked to gaucho culture. For this, explores concepts of consumer behavior, the influence of culture and family consumption, and traditionalism. The research is qualitative in nature, characterized as descriptive, whose study participants are the families in the municipalities of Salvador das Missões - RS and São Pedro do Butia - RS, and entrepreneurs operating in the traditionalists artifacts of Cerro Largo municipality. Data collection was made through semi-structured interviews and for the interpretation of these was used content analysis. It was deduced that companies of gauchos artifacts investigated provide access to the gaucho culture for its consumers, and that the family is a major influence in the buying process, and women are the main customers It was also found that the gauchos consumers are passionate about this tradition, and the beginning of this consumer behavior arises from the family, assisting and passing the tradition to younger generations. It also emerged that the gauchos consumers place a high value on tradition, and feel true love for all aspects connected to their culture, and this tradition has influenced the consumption of these gauchos artifacts. Similarly, the daily contact with aspects and gaucho customes help to keep alive the traditionalism. Based on the results of this work, it can be stated that the consumption of products related to the gaucho culture emerges of family and traditions bases.
Palavras-chave: Consumo
Comportamento coletivo
Comportamento de escolha
Tradição
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/97
Data do documento: 1-Jan-2014
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