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Tipo: Monografia
Título: Publicações científicas brasileiras sobre empresas juniores na área de administração: um estudo bibliométrico
Autor(es): Bervanger, Elisiane
Primeiro Orientador: Visentini, Monize Sâmara
Resumo: Este estudo visa identificar as características da produção e publicação científica brasileira em administração sobre o tema Empresa Júnior (EJ), por meio da análise dos principais eventos e periódicos da administração. Para realização deste estudo, utilizou-se a metodologia bibliométrica quantitativa e realizou-se uma análise qualitativa das constatações. Para isso, optou-se por pesquisar no título e no resumo dos artigos publicados de 2004 até 2014, as seguintes palavras: empresa júnior, consultores juniores, consultoria júnior e empresários juniores. Analisaram-se 23 artigos. Os resultados indicaram que a produção científica no campo da EJ é pouco desenvolvida, demonstrando que as pesquisas têm muito a ser exploradas. Nesses estudos, há predominância da pesquisa qualitativa e descritiva, demonstrando que as publicações sobre EJ, são detalhistas nos resultados que pretendem obter. Também se observou que a publicação sobre EJ é dominada por seis instituições de ensino superior e em relação às tendências do campo de conhecimento analisado neste estudo, pode-se indicar que as áreas de Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade tem maior representatividade nos trabalhos sobre EJ. Referente aos autores mais citados nos trabalhos analisados evidenciou-se que esses autores possuem características de publicações sobre EJ. Observou-se que as principais potencialidades das EJ‟s é que esta associação é um espaço em que os estudantes juniores aprendem em decorrência de suas experiências em consultoria júnior e através dos diferentes conhecimentos e habilidades que tiveram de adquirir para exercer sua função como consultor, os autores evidenciam que a experiência prática e concreta fornece um diferencial não só para a formação profissional após a graduação, como também para o próprio aprendizado enquanto alunos. Percebeu-se que a principal dificuldade das EJ‟s é a imaturidade e a inexperiência, que são aspectos que trabalham contra as associações, outra barreira para atuação das EJ‟s é a falta de professor-orientador para auxiliar nas atividades de consultoria.
Abstract/Resumen: This work aims to check characteristics of the production and scientific publication in administration on the topic Junior Company (EJ) in Brazil, through the analysis of the main events and periodics of administration. To develop this study, was maked a quantitative bibliometric methodology and has been a qualitative analysis of the conclusions. For this, it was maked a search on the titles and on the abstracts of articles published from 2004 to 2014, the following words: junior company, junior consultants, junior consultancy and junior entrepreneurs. Were analyzed 23 articles. The results indicated that the scientific production in the field of EJ is poorly developed, showing that research has much to be explored. In these studies, there is a predominance of qualitative and descriptive research, demonstrating that the publications on EJ, try to show the results that they are fllowing. It was also observed that the publication on EJ is dominated by six higher education institutions and in the trends of the field of knowledge analyzed in this study, it can be stated that the areas of Organizational Studies, Personnel and Labor Relations Management, Education and research in Administration and Accounting has greater representation in the work on EJ. In reference to the most cited authors in the analyzed studies showed that these authors have publications characteristics of EJ. It was noticed that the main potential of EJ's is that this association is a local in which the junior students learn as a result of their experiences in junior consultancy and, by the different knowledge and skills they had to achieve to perform its function as a consultant, the authors point that the concrete and practical experience provides a differential not only for vocational training after graduation, but also for their own learning as students. It was observed that the main difficulty of EJ's is immaturity and inexperience, aspects that hinder the associations. Another barrier to action of EJ‟s is the lack of teacher-advisor to assist in consulting activities.
Palavras-chave: Empresas juniores
Bibliometria
Publicações científicas
Administração
Brasil
Bibliografia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/98
Data do documento: 1-Jan-2014
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