Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/992
Tipo: Monografia
Título: Heidegger sobre Descartes : crítica à objetificação da metafísica
Autor(es): Rosa, Paola
Primeiro Orientador: Costa, Joice Beatriz da
Primeiro membro da banca: Eidt, Celso
Segundo membro da banca: Forno, Ricardo Dall
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) busca analisar a critica de Heidegger à Descartes, no que concerne a objetificação da metafísica na medida em que ela atinge seu àpice através da relação sujeito-objeto, enquanto base da metafísica cartesiana e de toda a metafísica tradicional. A análise da crítica centra-se na obra Ser e Tempo, a fim de inferir e situar a relevância dessa problemática no projeto da construção de uma ontologia fundamental, bem como sinalizar a importância da desconstrução da relação sujeito-objeto para a consolidação da investigação da questão posta como principal, a do sentido do ser. Para tanto, buscar-se-á demonstrar a importância do conceito de mundidade enquanto o fio condutor que possibilitará a desconstrução dessa relação, na medida em que, se caracteriza por uma estrutura existencial que expressa o principal momento constitutivo do Dasein enquanto ser-no-mundo.
Abstract/Resumen: This course completion assignment objects to analyze Heidegger‟s critique to Descartes concerning the objectification of metaphysics as it reaches its apex through the subject-object relation, as the basis of the Catesian metaphysics and all the traditional metaphysics. The analysis of the critique focuses on Being and Time, in order to infer and situate the relevance of the matter on the project of the construction of a fundamental ontology, as well as signing for the importance of the deconstruction of the subject-object relation for the consolidation of the investigation of the sense of being. For that, this assignment aims to show the importance of the concept of world as a conductor which will enable the deconstruction of this relation as it is characterized by an existential structure which expressed the main constitutive moment of Dasein as being-in-the-world.
Palavras-chave: Metafísica clássica
Ontologia cartesiana
Fenomenologia
Dasein
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/992
Data do documento: Ago-2017
Aparece nas coleções:Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAOLA ROSA.PDF614,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.