Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/993
Tipo: Monografia
Título: Sobre a possibilidade do conhecimento objetivo em Frege e Popper
Autor(es): Rocha, Taise da
Primeiro Orientador: Brzozowski, Jerzy André
Primeiro membro da banca: Fabian, Eloi Pedro
Segundo membro da banca: Costa, Joice Beatriz da
Resumo: Este trabalho de conclusão tem como objetivo investigar como os filósofos Gottob Frege e Karl Popper desenvolvem problemáticas a respeito de um conhecimento objetivo, assim como os meios utilizados para seus estudos e análises. Desta forma tratar-se-á primeiro de uma apresentação de ambos os autores e suas propostas para um conhecimento objetivo, desenvolvendo suas investigações e construções argumentativas em relação aos seus objetos de estudo, e, em seguida, colocarmos as duas investigações frente a frente, como num modo de comparação, para então identificarmos semelhanças e diferenças sobre ambas as teses, de modo epistemológico, do lado popperniano e da reflexão sobre o conhecimento lógico, proposto por Frege. Tomando como sustentação a tal comparação, o modo como Frege e Popper postulam uma esfera superior para se obter um conhecimento objetivo, definidos como terceiro reino por Frege e, o mundo 3, de Popper. De tal forma, seguir uma reflexão sob como os filósofos problematizam a importância de um método que ultrapasse um psicologismo, no rumo para encontrar o valor de verdade, numa compreensão de ambas as teses.
Abstract/Resumen: This work has the objective of investigating how philosophers Gottob Frege and Karl Popper develops their views concerning objective knowledge, as well as the means they utilize in their analyses. Thus, we will first present both authors and their respective accounts for objective knowledge. Then, we compare the two approaches, from the standpoint or epistemology, in the case of Popper, and more specifically as regards logical knowledge, with Frege. Both authors present some form of domain for objective knowledge: the third realm in the case of Frege and world in the case of Popper. We conclude with a discussion on how these two philosophers treat this domain, since both are concerned in a way to overcome psycologism.
Palavras-chave: Conhecimento objetivo
Psicologismo
Anti-psicologismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/993
Data do documento: Ago-2017
Aparece nas coleções:Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHA.PDF282,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.