Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1000
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Benincá, Dirceu | - |
dc.creator | Bueno, Mayane Haushahn | - |
dc.date | 2014 | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T13:26:54Z | - |
dc.date.available | 2017-08-28 | - |
dc.date.available | 2017-08-29T13:26:54Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1000 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho estuda as práticas educativas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na perspectiva da cidadania. Além disso, analisa como as práticas educativas do movimento fortalecem a consciência cidadã, bem como pretende refletir sobre os fundamentos que sustentam a formação do sujeito crítico na relação entre educação, cidadania e sustentabilidade. A partir dos estudos sobre a educação popular, busca revelar o protagonismo dos movimentos sociais na re(construção) epistemológica e prática voltada à educação dos oprimidos. Por via da colonialidade do saber, procura entender como o caráter educativo do MAB, enquanto movimento social popular, articula-se com a realidade política, social e cultural no contexto brasileiro. Quanto a dimensão pedagógica, integra neste debate a discussão teórica em torno das práticas informais, formais e não formais de ensino, bem como, discute a cidadania e a sustentabilidade como paradigmas sociais e educativos. Na dimensão sociológica, a pesquisa apresenta a opção descolonial, a ecologia de saberes e a sociologia das ausências como desafio na des(construção) de saberes desprivilegiados para a auto-organização dos movimentos e o fortalecimento da educação como prática cidadã. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-28T15:05:11Z No. of bitstreams: 1 BUENO.pdf: 541876 bytes, checksum: 84c093d9d3aad1d8013bcbd6ebe8ca06 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-29T13:26:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BUENO.pdf: 541876 bytes, checksum: 84c093d9d3aad1d8013bcbd6ebe8ca06 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-29T13:26:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BUENO.pdf: 541876 bytes, checksum: 84c093d9d3aad1d8013bcbd6ebe8ca06 (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | MAB | pt_BR |
dc.title | Educação e cidadania no movimento dos atingidos por barragens (MAB) | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BUENO.pdf | 529,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.