Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Benincá, Dirceu-
dc.creatorBueno, Mayane Haushahn-
dc.date2014-
dc.date.accessioned2017-08-29T13:26:54Z-
dc.date.available2017-08-28-
dc.date.available2017-08-29T13:26:54Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1000-
dc.description.resumoO presente trabalho estuda as práticas educativas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na perspectiva da cidadania. Além disso, analisa como as práticas educativas do movimento fortalecem a consciência cidadã, bem como pretende refletir sobre os fundamentos que sustentam a formação do sujeito crítico na relação entre educação, cidadania e sustentabilidade. A partir dos estudos sobre a educação popular, busca revelar o protagonismo dos movimentos sociais na re(construção) epistemológica e prática voltada à educação dos oprimidos. Por via da colonialidade do saber, procura entender como o caráter educativo do MAB, enquanto movimento social popular, articula-se com a realidade política, social e cultural no contexto brasileiro. Quanto a dimensão pedagógica, integra neste debate a discussão teórica em torno das práticas informais, formais e não formais de ensino, bem como, discute a cidadania e a sustentabilidade como paradigmas sociais e educativos. Na dimensão sociológica, a pesquisa apresenta a opção descolonial, a ecologia de saberes e a sociologia das ausências como desafio na des(construção) de saberes desprivilegiados para a auto-organização dos movimentos e o fortalecimento da educação como prática cidadã.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-28T15:05:11Z No. of bitstreams: 1 BUENO.pdf: 541876 bytes, checksum: 84c093d9d3aad1d8013bcbd6ebe8ca06 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-29T13:26:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BUENO.pdf: 541876 bytes, checksum: 84c093d9d3aad1d8013bcbd6ebe8ca06 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-29T13:26:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BUENO.pdf: 541876 bytes, checksum: 84c093d9d3aad1d8013bcbd6ebe8ca06 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectMABpt_BR
dc.titleEducação e cidadania no movimento dos atingidos por barragens (MAB)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BUENO.pdf529,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.