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Type: Monografia
Título : Educação e cidadania no movimento dos atingidos por barragens (MAB)
Author: Bueno, Mayane Haushahn
First advisor: Benincá, Dirceu
Resume: O presente trabalho estuda as práticas educativas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na perspectiva da cidadania. Além disso, analisa como as práticas educativas do movimento fortalecem a consciência cidadã, bem como pretende refletir sobre os fundamentos que sustentam a formação do sujeito crítico na relação entre educação, cidadania e sustentabilidade. A partir dos estudos sobre a educação popular, busca revelar o protagonismo dos movimentos sociais na re(construção) epistemológica e prática voltada à educação dos oprimidos. Por via da colonialidade do saber, procura entender como o caráter educativo do MAB, enquanto movimento social popular, articula-se com a realidade política, social e cultural no contexto brasileiro. Quanto a dimensão pedagógica, integra neste debate a discussão teórica em torno das práticas informais, formais e não formais de ensino, bem como, discute a cidadania e a sustentabilidade como paradigmas sociais e educativos. Na dimensão sociológica, a pesquisa apresenta a opção descolonial, a ecologia de saberes e a sociologia das ausências como desafio na des(construção) de saberes desprivilegiados para a auto-organização dos movimentos e o fortalecimento da educação como prática cidadã.
Palabras clave : Educação
Movimentos sociais
MAB
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1000
Fecha de publicación : 2014
Aparece en las colecciones: Pedagogia

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