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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee1Carvalho, Rodrigo Saballa de-
dc.contributor.referee2Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.creatorAndreolla, Aline Laura-
dc.date2016-11-15-
dc.date.accessioned2017-08-29T13:51:27Z-
dc.date.available2017-01-
dc.date.available2017-08-29T13:51:27Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1003-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo apresentar olhares possíveis para as relações étnico-raciais a partir da literatura infantil como temática relevante no âmbito da educação infantil. Para isso, a metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica e documental, na qual, dos documentos legais, livros infantis e outras escritas que tratam do tema foram base para o desenvolvimento desse trabalho. Apresentei ao longo da pesquisa os livros infantis escolhidos para análise: 1) Chuva de Manga (RUMFORD, 2005); 2) Obax ( NEVES, 2010); 3) As tranças de Bintou (DIOUF, 2007); 4) Bruna e a Galinha D’Angola (ALMEIDA, 2003); 5)O cabelo de Lelê (BELÉM, 2012); 6) Entremeio sem babado (SANTANA, 2007); 7) Betina (GOMES, 2009). A partir disso, elenquei duas categorias que se destacaram para a análise: lugar e personagem esta subdividida em: cabelo e relações afetivas. Além disso, foi possível construir outras proposições de trabalho em sala de aula envolvendo a discussão das relações étnico-raciais na Educação Infantil. Com os resultados obtidos na pesquisa, foi possível ampliar as possibilidades de trabalho pedagógico, refletir acerca do papel do negro nas histórias infantis, bem como conhecer um repertório cultural e geracional pouco valorizado na roda de conversa com as crianças da Educação Infantil sobre as relações étnico-raciais. Vivemos um tempo de legislações e direitos concedidos a todos, em igualdade, mas precisamos efetivar, desde a Educação Infantil tais direitos, dentre eles mostrar que a criança negra também tem sua cultura, sua identidade e que a literatura infantil tem trazido isso com mais propriedade. Contudo, no cotidiano da escola, essas histórias devem ser contadas, trabalhadas no coletivo como processo identitário, envolvendo a criança numa autoimagem positiva, e não de escravidão, servidão ou discriminação. Assim, trazer reflexões acerca desse tema me parece relevante para que possamos fortalecer o debate sobre a temática das relações étnico-raciais, das relações afetivas que essas histórias nos contam e nós, professoras, recontamos às crianças da Educação Infantil, oportunizando momentos de ensino e aprendizagem significativos e de respeito às diferenças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-08-23T11:49:21Z No. of bitstreams: 1 ANDREOLA.PDF: 1117062 bytes, checksum: 124842054c82fa7352b74fb2bec45ada (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-29T13:51:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANDREOLA.PDF: 1117062 bytes, checksum: 124842054c82fa7352b74fb2bec45ada (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-29T13:51:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDREOLA.PDF: 1117062 bytes, checksum: 124842054c82fa7352b74fb2bec45ada (MD5) Previous issue date: 2017-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDiversidade de raçaspt_BR
dc.titleEducação das relações étnico-raciais em livros de literatura para crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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