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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1003
Tipo: | Monografia |
Título: | Educação das relações étnico-raciais em livros de literatura para crianças na educação infantil |
Autor(es): | Andreolla, Aline Laura |
Primeiro Orientador: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Rodrigo Saballa de |
Segundo membro da banca: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo apresentar olhares possíveis para as relações étnico-raciais a partir da literatura infantil como temática relevante no âmbito da educação infantil. Para isso, a metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica e documental, na qual, dos documentos legais, livros infantis e outras escritas que tratam do tema foram base para o desenvolvimento desse trabalho. Apresentei ao longo da pesquisa os livros infantis escolhidos para análise: 1) Chuva de Manga (RUMFORD, 2005); 2) Obax ( NEVES, 2010); 3) As tranças de Bintou (DIOUF, 2007); 4) Bruna e a Galinha D’Angola (ALMEIDA, 2003); 5)O cabelo de Lelê (BELÉM, 2012); 6) Entremeio sem babado (SANTANA, 2007); 7) Betina (GOMES, 2009). A partir disso, elenquei duas categorias que se destacaram para a análise: lugar e personagem esta subdividida em: cabelo e relações afetivas. Além disso, foi possível construir outras proposições de trabalho em sala de aula envolvendo a discussão das relações étnico-raciais na Educação Infantil. Com os resultados obtidos na pesquisa, foi possível ampliar as possibilidades de trabalho pedagógico, refletir acerca do papel do negro nas histórias infantis, bem como conhecer um repertório cultural e geracional pouco valorizado na roda de conversa com as crianças da Educação Infantil sobre as relações étnico-raciais. Vivemos um tempo de legislações e direitos concedidos a todos, em igualdade, mas precisamos efetivar, desde a Educação Infantil tais direitos, dentre eles mostrar que a criança negra também tem sua cultura, sua identidade e que a literatura infantil tem trazido isso com mais propriedade. Contudo, no cotidiano da escola, essas histórias devem ser contadas, trabalhadas no coletivo como processo identitário, envolvendo a criança numa autoimagem positiva, e não de escravidão, servidão ou discriminação. Assim, trazer reflexões acerca desse tema me parece relevante para que possamos fortalecer o debate sobre a temática das relações étnico-raciais, das relações afetivas que essas histórias nos contam e nós, professoras, recontamos às crianças da Educação Infantil, oportunizando momentos de ensino e aprendizagem significativos e de respeito às diferenças. |
Palavras-chave: | Literatura infantil Relações étnicas Proposta pedagógica Educação infantil Diversidade de raças |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1003 |
Data do documento: | Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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