Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1021
Tipo: Monografia
Título: As contribuições geradas ao empreendedor por meio da participação no Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial e Industrial de Chapecó/SC
Autor(es): Piasson, Natielli
Primeiro Orientador: Tosta, Humberto Tonani
Resumo: O empreendedorismo vem obtendo cada vez mais destaque como fonte de desenvolvimento econômico e social no Brasil e no mundo. Dotado de atitudes inovadoras, o empreendedor atua como um indivíduo resiliente e acessível no que tange a melhoria contínua pessoal e profissional, tendo em vista que por vezes não possui conhecimento de todos os processos de gestão necessários para condução do empreendimento. Vislumbrando as carências que cernem os empresários, as redes interorganizacionais de cooperação objetivam estabelecer relações baseadas na confiança entre indivíduos até então concorrentes. As redes de cooperação proporcionam benefícios a partir da troca de informações, capacitações coletivas, acesso a novos mercados e tecnologias, uma vez que os empresários deixam de atuar isoladamente e passam a executar atividades de ordem coletiva, fortalecendo suas empresas e o mercado em que se inserem. As redes de cooperação estabelecidas pelo Programa Empreender, viabilizadas pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil em parceria com o SEBRAE, possuem uma metodologia de trabalho aplicada ás associações de diversos municípios. Com vistas a identificar quais as contribuições geradas ao empreendedor por meio da participação no Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial e Industrial de Chapecó/SC, a pesquisa classifica-se como qualitativa, de caráter descritivo e aplicado, viabilizada por meio de estudo de campo. Quanto à determinação da unidade de análise, a mesma enquadra-se como censo, tendo em vista que buscou o levantamento de dados dos 34 indivíduos pertencentes ao núcleo no período entre agosto de 2014 e fevereiro 2015. Outrossim, a pesquisa contemplou através de pesquisa bibliográfica os estudos já publicados, bem como analisou dados documentais pertencentes à associação. A coleta de dados constituiu-se de entrevistas com gestores da entidade e levantamento de dados dos empreendedores a partir de questionário. Finalmente, os dados permitiram afirmar que a participação no Núcleo de Jovens Empreendedores possibilita aos indivíduos o desenvolvimento estratégias empresariais, com vistas a atender premissas relacionadas a redução de custos, ampliação de escala e poder de mercado, fortalecimento das relações de confiança e de capital social, bem como, impulso para a aprendizagem organizacional, acesso a inovações colaborativas e geração de soluções conjuntas como por exemplo: acesso à capacitações com investimentos menores em comparação a atuação individual. Desta forma, identificou-se, que atuação coletiva em rede interorganizacional de cooperação minimiza as carências relacionadas ao aperfeiçoamento pessoal e profissional do incipiente ou não empreendedor no mercado como já proposto em demais pesquisas.
Palavras-chave: Empreendedor
Empreendedorismo
Desenvolvimento econômico
Cooperação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1021
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIASSON.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.