Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1056
Type: Monografia
Title: Proposta de planejamento estratégico para uma padaria na cidade de Chapecó/SC
Author: Mello, Tamiris de
First advisor: Mocellin, Ronei Arno
Resume: O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão fundamental para as empresas que pretendem se manter competitivas frente às constantes mudanças. Essa importante ferramenta aponta as ações que a empresa deve tomar internamente para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades oriundas do mercado externo. Cabe ressaltar ainda, as dificuldades encontradas na gestão de pequenos empreendimentos que acabam culminando no crescimento da taxa de mortalidade das destas, portanto, torna-se necessário criar ferramentas de gestão que levem em consideração as particularidades envolvidas nos pequenos negócios. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo geral elaborar uma proposta de planejamento estratégico para uma panificadora da cidade de Chapecó-SC. E para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso de caráter descritivo. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram através da técnica de brainstorming (tempestade de ideias) que foi aplicada à toda organização com o objetivo de construir as diretrizes estratégicas, já a pesquisa bibliográfica evidenciou aspectos do ambiente externo, a entrevista semiestruturada tornou-se necessária para levantar os fatores internos da empresa e a observação participante, possibilitou uma visão mais ampla dos processos da empresa. No que tange aos resultados do estudo, o cruzamento das varáveis internas e externas revelou que a empresa se encontra em uma posição competitiva de manutenção, significando que a organização está inserida num ambiente cercado de ameaças necessitando de estratégias para elevar seus pontos fortes e se reposicionar no mercado. Diante do exposto, foram elaboradas estratégias e um plano de ação visando auxiliar o pequeno empresário na adoção desta ferramenta para incremento da competitividade à medida que sua utilização possibilita diretrizes para uma tomada de decisão mais consciente, proporcionando maior capacidade de resposta às mudanças do mercado.
Keywords: Estratégia
Microempresas
Panificação
Planejamento estratégico
Modelo de negócio
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1056
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MELLO.pdf1,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.