Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Aurélia Lopes-
dc.creatorOliveira, Marlise Scheffler Gauer de-
dc.date2015-06-30-
dc.date.accessioned2017-09-29T12:14:51Z-
dc.date.available2017-09-01-
dc.date.available2017-09-29T12:14:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1085-
dc.description.abstractThis work aims to identify the concept of Integral Education and full-time underlying the proposal of Parks Citizen Schools - EPC, Chapecó. These schools are characterized by offering comprehensive education and full-time children, which aroused our interest in understanding under which theoretical foundations are grounded its educational projects, considering that already bring in its nomenclature two categories of liberating education because it is called citizen school and liberal education, when it says park school. The work will be done through the bibliographical study, based on reading Arroyo (2012), Gadotti (2009), Gallo (1996, 2012), Teixeira (1962), Libâneo (2011), Moll (2012), Thiesen (2014) and documentary analysis of the Pedagogical Political Projects - PPP - the EPC Cyro Sosnosky and EPC Leonel de Moura Brizola and the municipality of Chapecó PPP. Thus, he sought to present the anarchist proposal, supported by Bakunin and the liberal proposal, based on John Dewey, Teixeira and Darcy Ribeiro and their insertions in education at different times and contexts. Through a survey of Brazilian educational public policies for all-day schools sought to know their proposals for the implementation of comprehensive education full time today. These conceptions in projects of Schools Citizens Parks Chapecó, are based on Dialectical Materialism History of Marx and Engels; the Socio-Historical Theory of Vygotsky; Pedagogy Historical-Critical Saviani; Teaching in of Gasparin; in Paulo Freire's Liberation Pedagogy and Liberal Pedagogy Teixeira. In this sense, we can see that the educational proposal of the municipality in relation to comprehensive education, presents eclecticism, when adopted comprehensive education concepts in various theoretical perspectives, referring to a distancing and even opposition in some aspects of the presented theories.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar a concepção de Educação Integral e tempo integral que fundamenta a proposta das Escolas Parques Cidadãs – EPC, de Chapecó. Estas escolas se caracterizam por oferecer educação integral e em tempo integral às crianças, o que suscitou nosso interesse em perceber sob quais fundamentos teóricos estão alicerçados seus projetos pedagógicos, tendo em vista que já trazem em sua nomenclatura duas categorias, da educação libertadora porque se denomina escola cidadã e educação liberal, quando se diz escola parque. O trabalho se fará por meio do estudo bibliográfico, baseado na leitura de Arroyo (2012), Gadotti (2009), Gallo (1996, 2012), Teixeira (1962), Libâneo (2011), Moll (2012), Thiesen (2014) e da análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPP - das EPC Cyro Sosnosky e EPC Leonel de Moura Brizola e do PPP do município de Chapecó. Desta forma, buscou-se apresentar a proposta anarquista, fundamentada por Bakunin, e a proposta liberal, embasada por John Dewey, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro e suas inserções na educação em diferentes tempos e contextos. Por meio de um levantamento de políticas públicas educacionais brasileiras para as escolas de tempo integral buscou-se conhecer suas propostas para implantação da educação integral em tempo integral na atualidade. As concepções presentes nos projetos das Escolas Parques Cidadãs do município de Chapecó, estão fundamentadas no Materialismo Histórico Dialético de Marx e Engels; na Teoria SócioHistórica de Vygostky; na Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani; na Didática de Gasparin; na Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e na Pedagogia Liberal de Anísio Teixeira. Neste sentido, percebe-se que a proposta educacional do município, no que se refere à educação integral, apresenta um ecletismo, quando adota concepções de educação integral em várias perspectivas teóricas, remetendo a um distanciamento e até oposição em alguns aspectos das teorias apresentadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-01T18:37:19Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 559411 bytes, checksum: 574fde1db11b6e60daa7306d2e563ddf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-29T12:14:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 559411 bytes, checksum: 574fde1db11b6e60daa7306d2e563ddf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-29T12:14:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 559411 bytes, checksum: 574fde1db11b6e60daa7306d2e563ddf (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEscola de tempo integralpt_BR
dc.subjectChapecó (SC)pt_BR
dc.titleA concepção de educação integral presente no projeto das escolas parques cidadãs de Chapecópt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf546,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.