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Tipo: Monografia
Título: Proposta de construção de matriz de risco para gestão em mídias sociais
Autor(es): Luchetta, Jian Igor
Primeiro Orientador: Fontana, Glaucio Adriano
Resumo: Dentro da recente história que as mídias sociais vêm construindo, elas jamais foram tão acessadas como atualmente, a cada dia que se passa, o número de usuários que acessam as redes sociais vem aumentando consideravelmente. Assim as organizações devem estar atentas aos conteúdos publicados pelos internautas nas mídias sócias, pois estas podem desencadear uma série de fatos que não podem ser controlados pelas empresas. Neste contexto, o trabalho tem por objetivo, analisar o comportamento de empresas de e-commerce em mídias sociais com o auxílio de métricas sociais, com foco em propor a utilização da matriz de risco na investigação do ambiente virtual e as formas que o gerenciamento de risco contribui para analisar os impactos causados na rede social para o comércio eletrônico. A partir da análise de conteúdo, foi possível identificar os riscos, através, da repetição dos comentários e consequentemente verificar a frequência destes e elaborar o questionário. Deste modo, o questionário foi aplicado com 61 usuários de um grupo de ofertas voltado para comércio eletrônico no Facebook via Google Docs, com intuito de mensurar o impacto dos riscos identificados para a proposta da matriz de risco. Por meio do primeiro método proposto, podese destacar que não foi obtido nenhuma exposição de risco muito alto. Porém, o risco de exposição com maior importância identificado foi o cliente entrar em contato com a empresa e não receber resposta. Entretanto o segundo método proposto, identificou somente um risco de exposição muito alto, sendo este, o cliente entrar em contato com a empresa e não obter respostas, confirmando-se como o principal risco em ambas as matrizes. Foi possível verificar que as pessoas utilizam o espaço da rede social principalmente como uma tentativa para encontrar um auxílio, uma resposta das organizações. Isso tende a expor que outros meios de comunicações são ineficazes. Basicamente, as métricas sociais serviram como indicadores de desempenho das páginas dos e-commerce estudados no Facebook. Percebe-se que ambas as empresas apresentam baixo engajamento, visto que a base de seguidores das unidades de análise é alta. Em suma, realizar o monitoramento das mídias sociais trazem informações que auxiliam o gestor na construção da tomada de decisão, a fim de tornar as empresas mais competitivas no mercado, promovendo consequentemente, uma melhor interação com os seus clientes.
Palavras-chave: Comércio
Mídias sociais
Redes sociais
Risco
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1091
Data do documento: 2017
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