Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1096
Tipo: Monografia
Título: Avaliação de desempenho dos servidores da UFFS Campus Chapecó: uma análise das práticas, possibilidades e limitações
Autor(es): Sendeski, Guilherme Junior
Primeiro Orientador: Teixeira, Enise Barth
Resumo: A Avaliação de Desempenho tem se oferecido como uma ferramenta intensamente empregada pelas organizações para verificar o potencial das pessoas que lá atuam. Os colaboradores praticam suas atividades e têm intenção de perceber de que forma são avaliados e o que de fato tem importância nos resultados por eles produzidos. O resultado obtido pela avaliação é importante para a organização, pois através dele pode ser elaborada uma forma de aprendizado para suprir as demandas observadas e fortalecer ainda mais os méritos alcançados pelos colaboradores. Sendo assim, este estudo possui o objetivo de analisar, a percepção dos gestores da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó quanto as práticas, possibilidades e limitações da avaliação de desempenho. A pesquisa realizada caracterizou-se como qualitativa, descritiva, documental e pesquisa de campo, tendo sido escolhida a análise de conteúdo como método de análise dos dados. A estruturação dos instrumentos de coleta de dados deu-se por meio de pesquisa documental e entrevistas. Os resultados identificam as práticas utilizadas nas avaliações de desempenho sendo que a instituição rege de acordo com a legislação existente e pratica duas formas diferentes de avaliações, uma para servidores técnicos administrativos em educação e outra para servidores docentes. Quanto as possibilidades a que teve mais incidência nas respostas foi a progressão na carreira a qual necessita da prática da avaliação de desempenho como pré-requisito para ocorrer. Nas limitações os gestores percebem que um problema recorrente é a forma de avaliação das chefias, o formulário de avaliação dos servidores técnicos que “engessa” os avaliadores e uma avaliação dos servidores docentes onde o único requisito é ministrar oito horas aula. Como propostas os entrevistados defendem que a PROGESP e a DDP deveriam aproveitar os pontos fracos percebidos nas avaliações para capacitar os servidores. Uma capacitação sobre a forma de avaliação para as chefias imediatas também foi sugerido.
Palavras-chave: Avaliação de desempenho
Gestão de pessoas
Servidor público
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Administração de carreiras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1096
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SENDESKI.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.