Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1103
Tipo: | Monografia |
Título: | O desenvolvimento de competências no curso de administração da UFFS - Campus Chapecó: práticas, possibilidades e limitações |
Autor(es): | Romanini, Carine |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Enise Barth |
Resumo: | As Universidades devem formar profissionais aptos a atuarem no mercado de trabalho, de modo geral, e o desenvolvimento de competências do profissional de Administração, de forma particular. O presente estudo tem como objetivo central descrever as competências desenvolvidas no curso de Administração da UFFS – campus Chapecó, identificando a existência de alinhamento às exigências do mercado do trabalho, na percepção dos acadêmicos, egressos e docentes. Para alcança-lo foram resgatados conceitos do papel da universidade, do ensino de Administração e sobre as competências. A pesquisa ocorreu em duas maneiras distintas, desenvolvendo-se tanto de abordagem qualitativa quanto quantitativa, ainda, foi classificada quanto aos fins, sendo descritiva e quantos aos meios, sendo bibliográfica, documental e de campo. A estratégia utilizada foi o estudo de caso, que foi o curso de Administração da UFFS, campus Chapecó. Os sujeitos da pesquisa foram os seus acadêmicos, egressos e docentes. A coleta de dados ocorreu em duas etapas, com dados secundários e primários. Em relação aos dados secundários realizou-se a partir de documentos. Os instrumentos utilizados para os dados primários foram questionários, via Google Docs através de amostra probabilística aleatória simples da população de acadêmicos e egressos e entrevista semiestruturada com os docentes, com amostra intencional e conveniência. O método de análise adotado foi de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que as competências descritas no Projeto Pedagógico do Curso, estão sendo desenvolvidas e que as que se destacam, são: ser aberto a mudanças, atuar criticamente, a tomada de decisão, pensar estrategicamente, ter controle e gerenciamento, equacionar soluções, reconhecer e definir problemas e internalizar valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional. Em relação ao mercado de trabalho as mais exigidas são: pensar estrategicamente, reconhecer e definir problemas e ter iniciativa, criatividade e determinação, saber tomar decisão, atuar preventivamente, ter controle, gerenciamento, iniciativa, criatividade e determinação, ser aberto a mudanças, ter visão sistêmica, saibam trabalhar em equipe. A principal limitação e desafio encontrado, diz respeito à aproximação da sala de aula com o mercado de trabalho, ou seja, da teoria com a prática. Na ótica dos acadêmicos, egressos e docentes o curso tem alguns pontos que precisam ser aperfeiçoados, mas demonstram satisfação com a estrutura do curso, mostraram-se satisfeitos com os resultados obtidos e consideram as competências alinhadas com às exigências do mercado de trabalho. |
Palavras-chave: | Competências Ensino de administração Mercado de trabalho Ensino e aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1103 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROMANINI.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.