Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1108
Type: Monografia
Title: Plano de negócio para implementação de uma vinícola na cidade de Pomerode - SC
Author: Pinheiro, Anderson Jonas
First advisor: Tosta, Humberto Tonani
Resume: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o planejamento para a implantação de uma vinícola para a produção e comercialização de vinhos, espumantes e suco integral de uva, na cidade de Pomerode-SC. Elaborando, para atingir o objetivo, a fundamentação teórica, definição da metodologia e todos os planos necessários para alcançar o plano de negócios. Durante o desenvolvimento do estudo foi utilizado o método de pesquisa descritiva com uma abordagem quantitativa e qualitativa, além de pesquisa documental e pesquisa de mercado para levantamento de dados e informações econômico-financeiras e mercadológicas, além de aspectos técnicos, legais e de meio-ambiente. Os dados foram tabulados com auxílio de planilhas eletrônicas, com o intuito de facilitar a análise. A pesquisa de mercado e análise dos dados objetivou identificar possíveis concorrentes, consumidores e fornecedores do mercado de vinhos da micro região do Vale Itajaí. Projeções financeiras foram elaboradas, para identificar por meio do retorno e ou lucros, se o empreendimento é viável para a região, desenvolvendo para tanto demonstrações financeiras para três anos de funcionamento, além de análise de indicadores pertinentes que possibilitem visualizar a futura e possível situação da empresa. Por meio dos valores projetados de lucro líquido, pode-se dizer que a empresa é viável apesar de não haver lucros no primeiro ano de funcionamento.
Abstract: The present work has the purpose of presenting the planning for the implantation of a winery for the production and commercialization of wines, sparkling wines and integral grape juice, in the city of Pomerode-SC. In order to achieve the objective, the theoretical basis, definition of the methodology and all the plans necessary to achieve the business plan are developed. During the development of the study the descriptive research method was used with a quantitative and qualitative approach, as well as documentary research and market research for data collection and economic-financial and marketing information, as well as technical, legal and environmental aspects. The data were tabulated with the help of electronic spreadsheets, in order to facilitate the analysis. Market research and data analysis aimed to identify possible competitors, consumers and suppliers of the wine market of the Itajaí Valley micro region. Financial projections were designed to identify, through return and / or profits, whether the enterprise is viable for the region, developing financial statements for three years of operation, as well as analyzing pertinent indicators to make it possible to visualize the future possible situation of company. By means of the projected net profit, it can be said that the company is viable although there are no profits in the first year of operation.
Keywords: Empreendedorismo
Plano de negócios
Vinícola
IND
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1108
Issue Date: 2017
Appears in Collections:TCC Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PINHEIRO.pdf4.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.