Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1111
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Os suportes materiais e a constituição da brincadeira nos contextos da educação infantil |
Autor(es): | Batista, Kassiana Canalli, Andressa |
Primeiro Orientador: | Rivero, Andréa Simões |
Resumo: | O presente artigo configura-se como trabalho de conclusão de curso e tem como objetivo realizar estudos e reflexões sobre as possíveis relações entre a constituição da brincadeira e os suportes materiais disponibilizados às crianças em contextos de educação infantil. Realizou-se estudos sobre as relações entre o brincar e os suportes materiais, procurou-se compreender o que as crianças do Maternal I evidenciaram sobre a relação entre a constituição da brincadeira e os suportes materiais disponibilizados, e também refletir sobre a importância da organização de materiais, tempos e espaços destinados ao brincar nas instituições de educação infantil. O estudo originou-se da experiência de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, realizado em uma instituição pública de Educação Infantil do município de Chapecó (SC), com um grupo de crianças do Maternal I integral, composto por doze meninas e doze meninos, com idades entre dois e três anos. O trabalho ressalta, a partir dos estudos realizados, a importância e a responsabilidade dos contextos de educação infantil em relação à concretização da aprendizagem social do brincar, assim como o papel decisivo dos professores em planejar situações pedagógicas que propiciem a brincadeira. Destaca também a necessidade de ampliar e organizar espaços, disponibilizar suportes materiais diversos e de assegurar tempo para que o brincar, entre outras experiências, oportunize às crianças desenvolverse integralmente, de modo rico, significativo e complexo. |
Abstract/Resumen: | This article appears as course completion assignment and have in order to conduct studies and reflections on the possible relationships between the constitution of play and material supports available to children in childhood education settings. Studies on the relationship between play and material supports were conducted, understanding what the Maternal I`s children showed about the relationship between playing and the available material support and also reflect about the importance of organizing materials, breaks and spaces intended for play in childhood education institutions. The study is originated from the Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil, Licenciatura em Pedagogia course of Universidade Federal da Fronteira Sul, held in a public institution of childhood education in the city of Chapecó (SC), with a group of children from Maternal I full-time, composed by twelve girls and twelve boys, with ages between two and three years old. The paper points out, from the studies, the importance and the responsibility of childrearing contexts in relation to the achievement of the social learning of the play, as well as the crucial role of teachers in planning pedagogical situations that provides playing. It also highlights the need to expand and organize spaces, providing various material supports and ensuring time for play, among other experiences, providing opportunities for children to fully develop themselves, in a rich, meaningful and complex manner. |
Palavras-chave: | Material didático Educação infantil Espaço escolar Professor Brincadeiras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1111 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BATISTA e CANALLI.pdf | 612,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.