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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Educação integral: uma análise da presença/ausência nas propostas curriculares de Santa Catarina do ano de 1991, 1998 e 2014
Autor(es): Borin, Aline
Primeiro Orientador: Petry, Oto João
Resumo: No presente artigo tem-se como objetivo principal trazer para conhecimento, a partir da análise de documentos que compõem a Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991, 1998 e 2014, possíveis evidências da presença dos princípios teórico-filosóficos da educação integral. Embora representem a expressão de protagonismos circunstanciados em períodos político-históricos distintos, entende-se que os documentos que compõem a Proposta Curricular constituem importante referência para a organização e gestão do currículo e seus desdobramentos das escolas públicas catarinenses, razão pela qual, julga-se pertinente a realização do mesmo. O empreendimento teórico integra o trabalho de conclusão do curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó. No procedimento de análise adotar-se-á a de conteúdo, pois a análise de conteúdo é uma metodologia de pesquisa utilizada para interpretar e descrever os documentos de análise, como os documentos da Proposta Curricular identificando a presença ou não da educação integral. Constata-se a presença da educação integral nos documentos curriculares, como também a presença de termos correlatos, como a omnilateralidade.
Abstract/Resumen: : This article aims to bring to knowledge, from the analysis of documents composing the Curriculum Proposal of Santa Catarina 1991, 1998 and 2014, potential evidence of the presence of theoretical and philosophical principles of integral education. Although they represent the expression of protagonist thoughtful in distinct political and historical periods, it is understood that the documents composing the Curriculum Proposal constitute important reference for the organization and management of the curriculum and its unfoldings of Santa Catarina public schools, the reason why it is considered relevant its achievement The theoretical enterprise integrates the Undergraduate Course Conclusion in Pedagogy - Licentiate from the Federal University of Southern Border (Universidade Federal da Fronteira Sul ) campus Chapeco. In the procedure of analysis will be adapted to content because the content analysis is a research method used to interpret and describe the analysis of documents, like the Curriculum Proposal documents identifying the presence or absence of comprehensive education. It is observed the presence in the course of integral formation documents, as well as the presence related terms such as omnilaterality.
Palavras-chave: Educação integral
Educação
Santa Catarina
Escola pública
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1112
Data do documento: 2015
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