Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1121
Type: Monografia
Título : Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems
Author: Albara, Josiane
First advisor: Begnini, Sérgio
Resume: Na realidade atual, a vantagem competitiva é de grande relevância para as empresas se manterem no mercado. O planejamento estratégico auxilia os gestores nas tarefas de analisar o ambiente e favorecer a posição da organização, através de práticas condizentes com a realidade de mercado e interna da empresa. Dessa forma as empresas que desenvolvem o planejamento estratégico podem atingir seus objetivos e antecipar-se frente aos problemas possibilitando maior vantagem competitiva. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para a empresa X Systems. O estudo configura-se de acordo com os objetivos como aplicada e descritiva, quanto aos procedimentos de coleta e fontes de informação trata-se de um estudo de caso, pesquisa de campo, bibliográfica e documental e a pela natureza dos dados trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os procedimentos de coletas foram, entrevistas semiestruturada aplicadas com os diretores da empresa, questionário com os funcionários, documental através dos nos documentos da empresa e sites institucionais, sendo que a análise dos dados ocorreu através da análise de conteúdo. Os resultados do presente estudo apontam para uma proposta de implantação do planejamento estratégico, visto que a empresa se encontra em um estágio onde a postura estratégica é de crescimento, por apresentar oportunidades, mas ao mesmo tempo possuir muitos pontos Fracos. Diante disso as estratégias visam trabalhar seu ambiente interno, diminuindo os pontos fracos, ao mesmo tempo em que são aproveitadas as oportunidades que o mercado está oferecendo. A finalidade é auxiliar no desenvolvimento da organização, adequando às estratégias conforme a sua realidade.
Resumen : In the current reality, the competitive advantage is of great importance for companies to stay on the market. Strategic planning helps managers the task of analyzing the environment and promote the organization's position through practices consistent with the market reality and internal company. Thus companies developing strategic planning can achieve your goals and to anticipate with the problems allowing greater competitive advantage. In this context, this study aims to develop a strategic planning proposal for the company X Systems. The study set up in accordance with the objectives as applied and descriptive, as the procedures for collection and information sources it is a case study, field research, literature and documents and the nature of the data it is about a qualitative research. collection procedures were semistructured interviews applied to the directors of the company, questionnaire with employees, documents through the company documents and institutional sites, and data analysis occurred through content analysis. The results of this study point to a strategic planning implementation of the proposal, as the company is in a stage where the strategic posture is growth, to present opportunities, but at the same time have many weaknesses. Thus the strategies aim to work your internal environment, reducing weaknesses at the same time they are taken advantage of the opportunities the market is offering. The purpose is to assist in the development of the organization, adapting the strategies according to their reality.
Palabras clave : Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1121
Fecha de publicación : 2016
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALBARA.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.