Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1123
Tipo: Monografia
Título: A formação da identidade das personagens no romance Fantasias eletivas, de Carlos Henrique Schoreder
Autor(es): Chiapinotto, Tiago Miguel
Primeiro Orientador: Berned, Pablo Lemos
Primeiro membro da banca: Paz, Demetrio Alves
Segundo membro da banca: Belusso, Simone Maria Rosseto
Resumo: O romance é um gênero em formação, estabelecido a partir da incorporação de outros gêneros literários e mesmo não literários. Nesse sentido, o romance Fantasias Eletivas (2014), de Carlos Henrique Schroeder, propõe uma obra que utiliza fotografias, poemas e uma carta na composição de sua narrativa. Além de perceber a forma como o romance se estrutura, é possível realizar conjecturas referentes à formação da identidade das personagens principais da obra. Renê e Copi, um recepcionista de hotel e uma prostituta, são essas personagens, que, distantes de suas famílias, participam marginalmente de uma sociedade que não faz questão de se integrar com quem não está integrado, a salvo pelas funções profissionais desprestigiadas. É nesse espaço de pouco contato que as personagens iniciam sua amizade, e com isso a percepção da identidade de cada uma, inicialmente rasa, começa a ser aprofundada, revelando a solidão de ambas as personagens. A exclusão das personagens, perante o grupo social dominante, é embasada pela contraposição entre estabelecidos e outsiders, enquanto a análise da formação identitária é guiada pelas teorias de formação da identidade na pós-modernidade.
Abstract/Resumen: La novela es un género en formación, establecido por la incorporación de otros géneros literarios o mismo no literarios. En este sentido, la novela Fantasias Eletivas (2014), de Carlos Henrique Schroeder, propone una obra que utiliza fotografías, poemas y una carta en la composición de la suya narrativa. Además de percibir el modo como la novela se estructura, es posible realizar conjeturas referentes a la formación de la identidad de los personajes principales de la obra. Renê y Copi, un recepcionista de hotel y una prostituta, son los personajes, que, distantes de las sus familias, participan marginalmente de una sociedad que no hace cuestión de integrarse con quien no esté integrado, salvo por las funciones profesionales desprestigiadas. En este espacio de poco contacto que los personajes inician su amistad, y con eso la percepción de sus identidades, inicialmente rasa, empieza a ser profundizada, revelando la solitud de las dos. La exclusión de los personajes, cuanto al grupo social dominante, es teorizada por la contraposición acerca de los establecidos y outsiders, mientras el análisis de la formación identitaria fue guiado por las teorías de formación de la identidad en la posmodernidad.
Palavras-chave: Literatura contemporânea
Romance brasileiro
Fantasias Eletivas
Pós-modernidade
Carlos Henrique Schoreder
Análise literária
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1123
Data do documento: 5-Jul-2017
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHIAPINOTTO.pdf547,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.