Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pelá, Cleuza-
dc.contributor.referee1Gonçalves, Ana Cecília Teixeira-
dc.contributor.referee2Nogueira, Sandra Vidal-
dc.creatorKober, Patrícia-
dc.date2017-03-07-
dc.date.accessioned2017-09-29T18:00:58Z-
dc.date.available2017-09-06-
dc.date.available2017-09-29T18:00:58Z-
dc.date.issued2017-03-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1125-
dc.description.abstractEl tema de este trabajo - la contribución del abordaje interdisciplinario, involucrando la Lengua Portuguesa y Educación Física, para la formación deportivo-ciudadana de estudiantes de la Enseñanza Mediana y para el desarrollo de su competencia comunicativa a ser usada en las distintas prácticas de lenguaje - objetivó mostrar una posibilidad de trabajo, por medio del abordaje interdisciplinario, a fin de propiciar a los estudiantes de la Enseñanza Mediana situaciones más significativas de aprendizaje. Para realizar el trabajo, primeramente, la investigadora estudió trabajos que discutían abordajes interdisciplinares y los delimitó. Después, describió el abordaje interdisciplinario a partir de documentos oficiales y analizó una obra de la esfera didáctico literaria para verificar las posibilidades de un trabajo interdisciplinario, involucrando Lengua Portuguesa y Educación Física. Y, por último, propuso una secuencia didáctica, de cuño interdisciplinario, en función de los resultados obtenidos. Con ese estudio, se entendió que el abordaje interdisciplinario, articulando esas dos disciplinas, puede contribuir para la formación del sujeto como lector crítico de la realidad y de la cultura deportiva, para el desarrollo del respecto a la diversidad, de la concentración, de la disciplina (comportamiento) y de la actitud saludable. Se concluye también que, articuladas, las asignaturas de Lengua Portuguesa y Educación Física pueden contribuir para la formación integral de los individuos, pues los conocimientos producidos en ellas dialogan entre si, permitiendo alcanzar excelentes resultados en el proceso de enseñanza y aprendizaje.pt_BR
dc.description.resumoO tema deste trabalho - a contribuição da abordagem interdisciplinar, envolvendo a Língua Portuguesa e a Educação Física, para a formação esportivo-cidadã de estudantes do Ensino Médio e para o desenvolvimento de sua competência comunicativa a ser usada nas diferentes práticas de linguagem - objetivou mostrar uma possibilidade de trabalho, sob a abordagem interdisciplinar, a fim de propiciar aos estudantes de Ensino Médio situações mais significativas de aprendizagem. Para realizar o trabalho, primeiramente, a pesquisadora estudou trabalhos que discutiam abordagens interdisciplinares e os delimitou. Após, descreveu a abordagem interdisciplinar a partir de documentos oficiais e analisou uma obra da esfera didático-literária para verificar as possibilidades de um trabalho interdisciplinar, envolvendo Língua Portuguesa e Educação Física. E, por último, propôs uma sequência didática resumida, de cunho interdisciplinar, em função dos resultados obtidos. Com esse estudo, entendeu-se que a abordagem interdisciplinar, articulando essas duas disciplinas, pode contribuir para a formação do sujeito como leitor crítico da realidade e da cultura esportiva, para o desenvolvimento do respeito à diversidade, da concentração, da disciplina (comportamental) e da atitude saudável. Concluiu-se também que, articuladas, as disciplinas de Língua Portuguesa e Educação Física podem contribuir para a formação integral dos indivíduos, pois os conhecimentos produzidos nelas dialogam entre si, permitindo alcançar excelentes resultados no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-09-06T18:06:05Z No. of bitstreams: 1 KORBER.pdf: 2004184 bytes, checksum: 2a00bbdcb282185edea03dddfa4f8843 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-29T18:00:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KORBER.pdf: 2004184 bytes, checksum: 2a00bbdcb282185edea03dddfa4f8843 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-29T18:00:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KORBER.pdf: 2004184 bytes, checksum: 2a00bbdcb282185edea03dddfa4f8843 (MD5) Previous issue date: 2017-03-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleLinguagens em consonância: articulando Língua Portuguesa e Educação físicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KORBER.pdfKOBER1,96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.