Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leitão, Leonardo Rafael Santos-
dc.creatorCruz, Daniel Scheren da-
dc.date2016-12-20-
dc.date.accessioned2017-09-29T18:02:07Z-
dc.date.available2017-09-27-
dc.date.available2017-09-29T18:02:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1127-
dc.description.resumoNeste trabalho de conclusão de curso aborda-se como tema central a ideia de revolução dentro da contribuição teórica, e/ou prática, de alguns pensadores libertários na área da educação. Ou seja, em outras palavras, buscou-se entender e relação entre revolução e educação a partir da ótica da pedagogia libertária. Contudo, antes do aprofundamento do tema, destinou-se uma parte do trabalho para apresentar brevemente a ampla tradição anarquista. Todas as discussões e levantamentos tiveram como base a pesquisa bibliográfica. Tal pesquisa apontou diversos pontos que são tratados, de maneira quase unânime, pela pedagogia libertária. São eles: a constituição de uma nova sociedade a partir de um novo ser; a escola como um espaço de dominação e libertação; a formação coletivista sem desconsiderar a autonomia de cada um; a importância da instrução integral; e a vivência como uma prática educadora. Ao final, apresenta-se algumas aproximações entre a teoria relatada com alguns acontecimentos da conjuntura atual, os quais são passíveis de analisar pelas reflexões da pedagogia libertária.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-27T17:41:02Z No. of bitstreams: 1 CRUZ.pdf: 8204890 bytes, checksum: 059ca743bfb0d9979b04a80ae7a675fa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-29T18:02:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CRUZ.pdf: 8204890 bytes, checksum: 059ca743bfb0d9979b04a80ae7a675fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-29T18:02:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CRUZ.pdf: 8204890 bytes, checksum: 059ca743bfb0d9979b04a80ae7a675fa (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnarquismopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectRevoluçãopt_BR
dc.titleRevolução e educação na pedagogia libertáriapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRUZ.pdf8,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.