Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1127Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Leitão, Leonardo Rafael Santos | - |
| dc.creator | Cruz, Daniel Scheren da | - |
| dc.date | 2016-12-20 | - |
| dc.date.accessioned | 2017-09-29T18:02:07Z | - |
| dc.date.available | 2017-09-27 | - |
| dc.date.available | 2017-09-29T18:02:07Z | - |
| dc.date.issued | 2016 | - |
| dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1127 | - |
| dc.description.resumo | Neste trabalho de conclusão de curso aborda-se como tema central a ideia de revolução dentro da contribuição teórica, e/ou prática, de alguns pensadores libertários na área da educação. Ou seja, em outras palavras, buscou-se entender e relação entre revolução e educação a partir da ótica da pedagogia libertária. Contudo, antes do aprofundamento do tema, destinou-se uma parte do trabalho para apresentar brevemente a ampla tradição anarquista. Todas as discussões e levantamentos tiveram como base a pesquisa bibliográfica. Tal pesquisa apontou diversos pontos que são tratados, de maneira quase unânime, pela pedagogia libertária. São eles: a constituição de uma nova sociedade a partir de um novo ser; a escola como um espaço de dominação e libertação; a formação coletivista sem desconsiderar a autonomia de cada um; a importância da instrução integral; e a vivência como uma prática educadora. Ao final, apresenta-se algumas aproximações entre a teoria relatada com alguns acontecimentos da conjuntura atual, os quais são passíveis de analisar pelas reflexões da pedagogia libertária. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-27T17:41:02Z No. of bitstreams: 1 CRUZ.pdf: 8204890 bytes, checksum: 059ca743bfb0d9979b04a80ae7a675fa (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-29T18:02:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CRUZ.pdf: 8204890 bytes, checksum: 059ca743bfb0d9979b04a80ae7a675fa (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-29T18:02:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CRUZ.pdf: 8204890 bytes, checksum: 059ca743bfb0d9979b04a80ae7a675fa (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Anarquismo | pt_BR |
| dc.subject | História da educação | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Revolução | pt_BR |
| dc.title | Revolução e educação na pedagogia libertária | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| Appears in Collections: | Ciências Sociais - Licenciatura | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.