Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1127
Type: Monografia
Title: Revolução e educação na pedagogia libertária
Author: Cruz, Daniel Scheren da
First advisor: Leitão, Leonardo Rafael Santos
Resume: Neste trabalho de conclusão de curso aborda-se como tema central a ideia de revolução dentro da contribuição teórica, e/ou prática, de alguns pensadores libertários na área da educação. Ou seja, em outras palavras, buscou-se entender e relação entre revolução e educação a partir da ótica da pedagogia libertária. Contudo, antes do aprofundamento do tema, destinou-se uma parte do trabalho para apresentar brevemente a ampla tradição anarquista. Todas as discussões e levantamentos tiveram como base a pesquisa bibliográfica. Tal pesquisa apontou diversos pontos que são tratados, de maneira quase unânime, pela pedagogia libertária. São eles: a constituição de uma nova sociedade a partir de um novo ser; a escola como um espaço de dominação e libertação; a formação coletivista sem desconsiderar a autonomia de cada um; a importância da instrução integral; e a vivência como uma prática educadora. Ao final, apresenta-se algumas aproximações entre a teoria relatada com alguns acontecimentos da conjuntura atual, os quais são passíveis de analisar pelas reflexões da pedagogia libertária.
Keywords: Anarquismo
História da educação
Pedagogia
Revolução
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1127
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Ciências Sociais - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRUZ.pdf8,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.