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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1127
Tipo: | Monografia |
Título: | Revolução e educação na pedagogia libertária |
Autor(es): | Cruz, Daniel Scheren da |
Primeiro Orientador: | Leitão, Leonardo Rafael Santos |
Resumo: | Neste trabalho de conclusão de curso aborda-se como tema central a ideia de revolução dentro da contribuição teórica, e/ou prática, de alguns pensadores libertários na área da educação. Ou seja, em outras palavras, buscou-se entender e relação entre revolução e educação a partir da ótica da pedagogia libertária. Contudo, antes do aprofundamento do tema, destinou-se uma parte do trabalho para apresentar brevemente a ampla tradição anarquista. Todas as discussões e levantamentos tiveram como base a pesquisa bibliográfica. Tal pesquisa apontou diversos pontos que são tratados, de maneira quase unânime, pela pedagogia libertária. São eles: a constituição de uma nova sociedade a partir de um novo ser; a escola como um espaço de dominação e libertação; a formação coletivista sem desconsiderar a autonomia de cada um; a importância da instrução integral; e a vivência como uma prática educadora. Ao final, apresenta-se algumas aproximações entre a teoria relatada com alguns acontecimentos da conjuntura atual, os quais são passíveis de analisar pelas reflexões da pedagogia libertária. |
Palavras-chave: | Anarquismo História da educação Pedagogia Revolução |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1127 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais - Licenciatura |
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