Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/112
Type: Monografia
Title: Discussões em torno do estágio curricular supervisionado
Author: Piran, Fernanda Paula
First advisor: Ferreira, Priscila Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Ana Paula Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Machado Júnior, Martinho
Resume: Este trabalho pretende contribuir com uma análise acerca dos Estágios Curriculares Supervisionados que estão sendo realizados na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Laranjeiras do Sul, do curso Interdisciplinar em Educação do Campo/Licenciatura. Nesse intuito, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca de pesquisas na área, optando-se pelos estudos de Pimenta, Lima e Ghedin, estudiosos com pesquisas relativas aos Estágios Curriculares, mais especificamente na relação entre teoria e prática, pontos estes desenvolvidos no decorrer da pesquisa. A partir das experiências vivenciadas nestes espaços, percebeu-se que alguns pontos eram interessantes de serem analisados, partindo da organização, elaboração de planejamentos, orientação por parte dos supervisores da instituição, relacionamento com a escola concedente, todos estes merecem destaque por proporcionarem um bom desenvolvimento dos Estágios Curriculares, sendo que em certos momentos eram negligenciados. A pesquisa constatou a relevância dos Estágios Curriculares na formação dos futuros professores, sendo que este não deve ser considerado como a parte prática dos cursos, mas sim como um instrumento pedagógico contribuindo para a superação da dicotomia entre teoria e prática. Chegamos a algumas questões durante a realização da pesquisa sobre os Estágios Curriculares, sendo estas, o estágio como instrumento na preparação do profissional para o dia-a-dia em sala de aula, a importância da pesquisa e reflexão no estágio e o desenvolvimento de um comprometimento deste profissional com as questões do ensino e aprendizagem e mudanças sociais.
Abstract: This paper aims to contribute with an analysis about the Curricular Supervised being held at the Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Laranjeiras do Sul, the course Interdisciplinar em Educação do Campo / Licenciatura. To that end, a literature survey was conducted on research in the area, opting for the studies of Pimenta, Lima and Ghedin, scholars with research relating to internships, specifically the relationship between theory and practice, these points developed during the research. From the experiences in these spaces, it was noticed that some points were interesting to be analyzed, leaving the organization, preparation of plans, guidance from the supervisors of the institution, school relationship with Grantor, all of these are noteworthy because they provide a good Curriculum development stages, and at times were neglected. The survey found the relevance of internships in training future teachers, and this should not be regarded as the practical part of the courses, but as a teaching tool contributing to overcome the dichotomy between theory and practice. We arrived a few questions during the research on internships, these being the stage as a tool in the professional preparation for the day-to-day classroom, the importance of research and reflection on the stage and the development of a commitment of this person with the issues of teaching and learning and social change.
Keywords: Educação do campo
Estágio supervisionado
Formação de professores
Teoria
Prática profissional
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/112
Issue Date: 1-Jan-2014
Appears in Collections:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Piran, Fernanda Paula.pdf401,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.