Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ariane Franco Lopes da-
dc.creatorBolles, Vanessa-
dc.creatorHermes, Liziani-
dc.date2015-07-01-
dc.date.accessioned2017-09-29T18:24:01Z-
dc.date.available2017-09-01-
dc.date.available2017-09-29T18:24:01Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1135-
dc.description.abstractThis work studies the place of visual arts in kindergarten and Early Years of Basic Education, through the analysis of lesson plans and projects bimonthly teachers of state and municipal public network Chapecó. The goal is to analyze the activities carried out in different artistic languages such as visual arts, dance, music and theater and observe how often they arise throughout the year. Another objective is to classify the activities into thematic categories, review the categories and comparisons between different teaching plans and marking periods of the same series. The work also seeks to observe the evaluation of strategies adopted by teachers over the marking periods and the series. With this, we reflect on what teachers understand about the pedagogical processes that permeate the arts education and on their efforts to promote links between the arts and the different school subjects. Four planes and bimonthly project class 4 teachers from different schools of Chapecó were analyzed. Through content analysis proposed by Bardin (1977), it was revealed that some activities appear more than others in lesson plans and that the main concern of teachers seems to be with the development of assessment activities of the local culture where we can highlight that the most used activities are the plays, works of art, dance and games.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca estudar o lugar das artes visuais na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio da análise de planos de aula e de projetos bimestrais de professores da rede pública estadual e municipal de Chapecó. O objetivo é analisar as atividades realizadas nas diferentes linguagens artísticas como artes plásticas, dança, música e teatro e observar a frequência com que elas surgem ao longo do ano. Um outro objetivo é classificar as atividades em categorias temáticas, analisar as categorias e estabelecer compara­ ções entre os diferentes planos de ensino e os bimestres de uma mesma série. O trabalho procura também observar as estratégias de avaliação adotadas pelos professores ao longo dos bimestres e das séries. Com isso, refletimos sobre o que os professores entendem sobre os processos pedagógicos que permeiam o ensino de artes e sobre os seus esforços em promover articulações entre as artes e as diferentes disciplinas escolares. Foram analisados quatro planos e projetos bimestrais de aula de 4 professoras de escolas diferentes de Chapecó. Por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), foi possível perceber que algumas atividades aparecem mais que outras nos planos de aula e que a preocupação maior dos professores parece ser com o desenvolvimento de atividades de apreciação da cultura local onde podemos destacar que as atividades mais utilizadas são as peças teatrais, obras de arte, dança e jogos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-01T18:21:33Z No. of bitstreams: 1 BOLLES e HERMES.pdf: 426096 bytes, checksum: 7c522ea3cefb51bd1bb676577fa0fb00 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-29T18:24:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BOLLES e HERMES.pdf: 426096 bytes, checksum: 7c522ea3cefb51bd1bb676577fa0fb00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-29T18:24:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BOLLES e HERMES.pdf: 426096 bytes, checksum: 7c522ea3cefb51bd1bb676577fa0fb00 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise documentalpt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO ensino de artes nas escolas: o que dizem os documentospt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOLLES e HERMES.pdf416,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.