Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1135
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | O ensino de artes nas escolas: o que dizem os documentos |
Autor(es): | Bolles, Vanessa Hermes, Liziani |
Primeiro Orientador: | Silva, Ariane Franco Lopes da |
Resumo: | O presente trabalho busca estudar o lugar das artes visuais na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio da análise de planos de aula e de projetos bimestrais de professores da rede pública estadual e municipal de Chapecó. O objetivo é analisar as atividades realizadas nas diferentes linguagens artísticas como artes plásticas, dança, música e teatro e observar a frequência com que elas surgem ao longo do ano. Um outro objetivo é classificar as atividades em categorias temáticas, analisar as categorias e estabelecer compara ções entre os diferentes planos de ensino e os bimestres de uma mesma série. O trabalho procura também observar as estratégias de avaliação adotadas pelos professores ao longo dos bimestres e das séries. Com isso, refletimos sobre o que os professores entendem sobre os processos pedagógicos que permeiam o ensino de artes e sobre os seus esforços em promover articulações entre as artes e as diferentes disciplinas escolares. Foram analisados quatro planos e projetos bimestrais de aula de 4 professoras de escolas diferentes de Chapecó. Por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), foi possível perceber que algumas atividades aparecem mais que outras nos planos de aula e que a preocupação maior dos professores parece ser com o desenvolvimento de atividades de apreciação da cultura local onde podemos destacar que as atividades mais utilizadas são as peças teatrais, obras de arte, dança e jogos. |
Abstract/Resumen: | This work studies the place of visual arts in kindergarten and Early Years of Basic Education, through the analysis of lesson plans and projects bimonthly teachers of state and municipal public network Chapecó. The goal is to analyze the activities carried out in different artistic languages such as visual arts, dance, music and theater and observe how often they arise throughout the year. Another objective is to classify the activities into thematic categories, review the categories and comparisons between different teaching plans and marking periods of the same series. The work also seeks to observe the evaluation of strategies adopted by teachers over the marking periods and the series. With this, we reflect on what teachers understand about the pedagogical processes that permeate the arts education and on their efforts to promote links between the arts and the different school subjects. Four planes and bimonthly project class 4 teachers from different schools of Chapecó were analyzed. Through content analysis proposed by Bardin (1977), it was revealed that some activities appear more than others in lesson plans and that the main concern of teachers seems to be with the development of assessment activities of the local culture where we can highlight that the most used activities are the plays, works of art, dance and games. |
Palavras-chave: | Análise documental Artes Ensino fundamental |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1135 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BOLLES e HERMES.pdf | 416.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.