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Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores para a EJA: uma análise de produções acadêmicas da região sul
Autor(es): Kuhn, Naira Fabiéli
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Resumo: A pesquisa tem como tema a formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e busca compreender: o que as pesquisas acadêmicas da região Sul revelam sobre a formação de professores da EJA?. Estabelece como objetivo geral analisar as principais características e tendências da pesquisa acadêmica sobre formação de professores para a EJA na região sul, visando refletir a dimensão de produções neste campo de estudo, compreendendo o saber que vem sendo construído sobre o tema. Já os objetivos específicos buscam: (i) Compreender a trajetória histórica da EJA no Brasil e refletir sobre aspectos da formação de professores para a modalidade (ii) Construir a metodologia que o estudo abordará; (iii) Levantar o que vem sendo produzido sobre a EJA por programas de pósgraduação stricto sensu em Educação nos Estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no período de 2011 a 2015; (iv) Analisar as pesquisas acadêmicas produzidas na região sul que abordam a formação de professores para EJA. A dissertação está organizada em quatro capítulos, a saber: “Breve histórico da educação de jovens e adultos no Brasil e reflexões sobre a formação de professores para a modalidade” que aborda em um primeiro momento os marcos históricos a partir de 1964, apresentando as principais iniciativas voltadas para o público jovem e adulto, assim como os movimentos, programas e leis criadas ao longo dos anos para a modalidade, na sequência apresenta também algumas reflexões importantes sobre a formação de professores desta modalidade. O segundo capítulo “Fundamentos metodológicos da pesquisa”, revela o percurso da pesquisa, que se configura como uma bibliográfica de cunho qualitativo, do tipo estado do conhecimento; O terceiro capítulo “Revisão de literatura” apresenta as produções acadêmicas encontradas na região sul que abordam a temática da EJA, estas pesquisas são distribuídas em categorias de análise, criadas posteriori leitura dos achados, sendo elas: Currículo; Trabalho e educação; Concepções e Práticas Pedagógicas; Evasão e permanência; Políticas Públicas; Inclusão escolar e Formação de professores. O quarto capítulo “Análise das produções acadêmicas da região sul que abordam a formação de professores na EJA” realiza análise dos estudos pertencentes a categoria “Formação de Professores” ressaltando as principais ideias discutidas e a aproximação entre as pesquisas, dentre as temáticas que as produções apontam destaca-se: Prática Pedagógica; Diálogo; Transposição de conteúdos; Experiência dos educandos; Inacabamento dos docentes; Políticas públicas e Falta de formação específica. Por fim, apresentam-se as considerações finais, ressaltando a urgência da formação específica na área, práticas educativas que valorizem os educandos jovens e adultos, a necessidade de garantir maior espaço para a EJA nas universidades, assim como a carência de políticas educacionais comprometidas com a EJA e o docente que atua nela.
Abstract/Resumen: The research has as theme the training of teachers for Youth and Adult Education (EJA), and aims to answer the following question: What do the academic researches of the South region reveal about the formation of the teachers in EJA?. It establishes as the general objective to analyze the main characteristics and trends of the academic research on teacher education for the EJA in the southern region. It aims to reflect the dimension of productions in this field of study, understanding the knowledge that has been built on the theme. The specific objectives are: To understand the historical trajectory of the EJA in Brazil, reflecting the aspects of teachers’ training for the modality; (ii) To construct the methodology that the study will address; (iii) To raise what has been produced on the EJA by stricto sensu post-graduate programs in Education in the States of Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul, in the period from 2011 to 2015; (iv) To analyze the academic researches produced in the southern region that approch the teacher training for EJA. The dissertation is organized in four chapters: "Brief history of the education of young people and adults in Brazil and reflections on the teachers’ formation for the modality", which, first addresses the historical milestones from 1964, presenting the main Initiatives aimed at the young and adults, as well as the movements, programs and laws created over the years for the modality, in the sequence also presents some important reflections on the training of teachers of this modality. The second chapter "Methodological Foundations of Research" reveals the research course, which is configured as a bibliographical and qualitative research, as a kind of state of knowledge. The third chapter "Review of literature" presents the academic productions found in the southern region, that approach the theme of EJA, these researches are distributed in categories of analysis, created a posteriori reading of the findings, being them: Curriculum; Work and education; Conceptions and Pedagogical Practices; Evasion and permanence; Public policy; School inclusion and teachers’ training. The fourth chapter "Analysis of academic productions of the southern region that approach the formation of teachers in the EJA" analyzes studies belonging to the category "Teacher Training" highlighting the main ideas discussed and the approximation between the researches, among the themes that the productions Point out: Pedagogical Practice; Dialogue; Transposition of contents; Experience of learners; Unfinished teachers; Public policies and lack of specific training. Finally, we present the final considerations, highlighting the urgency of specific training in the area, educational practices, wich value young and adult learners, the need of guarantee more space for EJA in universities, as well as the lack of educational policies committed to The EJA and the teacher who works in it.
Palavras-chave: EJA
Formação de professores
Educação de jovens e adultos
Métodos de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1137
Data do documento: 2017
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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