Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1141
Tipo: Dissertação
Título: Deficiência e suas representações: propagação da imagem de corpo e seus significados
Autor(es): Santos, Olga Christina Scandolara dos
Primeiro Orientador: Silva, Ariane Franco Lopes da
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de analisar as representações de pessoas com deficiência veiculadas em alguns livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Parte-se do pressuposto que os livros didáticos propagam conhecimentos de senso comum sobre a deficiência e sobre as pessoas com deficiência. O aporte teórico da pesquisa são os estudos de Serge Moscovici (1978, 2007), Jodelet (1989), Valla (2006) e Duveen (2007) sobre o conceito e a função das representações sociais e sobre as diferentes maneiras de veicular as representações pela mídia impressa. O estudo apoia-se também nos trabalhos de Hall (1997), Goffmann (1990), De Rosa (2005) e Eco (2015) sobre o papel da imagem na veiculação de ideias, valores e comportamentos. Considera, ainda, as reflexões de Mauss (2003), Le Breton (2007), Stiker (2009), Courtin, Courtine e Vigarello (2009) e Courtine (2011, 2012) sobre a história do corpo e de suas representações. Autores como Forquin (1993), Apple (2006) e Silva (2010, 2014) subsidiaram o estudo na discussão sobre o currículo. Tratase de uma análise documental, de caráter exploratório, de cunho quantitativo e qualitativo. Os procedimentos metodológicos foram pautados na Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e em Bauer e Gaskell (2015). Utiliza-se também o software IRAMUTEQ – Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (RATINAUD, 2009) para fazer análises estatísticas do corpus textual. A investigação identifica os elementos corporais, os equipamentos, as atividades exercidas pelas pessoas com deficiência, os espaços nos quais elas estão inseridas e as maneiras de interagir com outras pessoas, como representativos de quem elas são, do seu papel na sociedade e do seu grau de autonomia. Em um segundo momento, o estudo analisa os textos que acompanham as imagens. O objetivo é refletir sobre o que os elementos imagéticos e os textuais revelam sobre o que se pensa acerca da deficiência e da pessoa com deficiência. As imagens e os textos são catalogados e agrupados em categorias, e algumas comparações são estabelecidas. Os resultados evidenciam a propagação de saberes de senso comum, valores, comportamentos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência. As imagens mais comuns mostram essas pessoas em cadeiras de rodas integradas em grupos, com a expressão facial de felicidade. A análise de similitude dos textos indica referências às questões de saúde, de tratamento e das limitações dessas pesssoas. Observa-se, ainda, a falta de correspondência entre textos e imagens, o que pode indicar a pouca intenção em desenvolver uma análise mais aprofundada do problema da deficiência e da inclusão da pessoa com deficiência. O estudo contribui para reflexões acerca dos saberes de senso comum que circulam nas sociedades sobre as pessoas com deficiência e dos possíveis impactos desses saberes na construção de futuras representações.
Abstract/Resumen: The objective of this dissertation is to analyse the representations of people with disability being transmitted in some text books of the National Plan of Text Book (PNLD), from the 6th to the 9th grades of elementary education. It is based on the assumption that text books propagate commonsense knowledge about disability and about people with disability. This research finds its theoretical contributions on the studies of Serge Moscovici (1978, 2007), Jodelet (1989), Valla (2006) and Duveen (2007) on the concept and function of social representations and on the different ways to convey these representations by the media. The study also draws on the work of Hall (1997), Goffmann (1990), De Rosa (2005) and Eco (2015) on the role of image in the transmission of ideas, values and behaviors. In the same way, it considers the reflections of Mauss (2003), Le Breton (2007), Stiker (2009), Courtin, Courtine and Vigarello (2009) and Courtine (2011, 2012) on the history of the body and its representations. Other important authors, such as Forquin (1993), Apple (2006) and Silva (1010, 2014), subsidized this study on the discussion about the curriculum. It is a documental analysis, of an exploratory character, and of a quantitative and qualitative nature. The methodological proceedure was based on the Content Analysis of Bardin (1977) and on Bauer and Gaskell (2015),. It uses the IRAMUTEQ software - R Interface for Multidimensional Analysis of Texts and of Questionnaires (RATINAUD, 2009) for statistical analysis of text data. The research identifies corporal elements, the equipments, the activities people with disability are involved with, the spaces in which they are located and the ways they interact with others, as representative of whom they are, of their role in society and of their degree of autonomy. The study also analyses the texts which accompany the imagens. The objective is to reflect on what imagetic and textual elements reveal about people’s views on disability and people with disabilitiy. The images and the texts were cataloged and grouped into categories, and some comparisons were stablished. The results showed the propagation of common-sense knowledge, values, behaviors and stereotypes about people with disability. The most common images showed people with disability in wheelchairs, with a facial expression of happiness and integrated in groups. The analysis of similitude of the texts indicate references to health questions, therapy and limitations of people with disability. It also shows the lack of correspondence between texts and images, what may suggest few intentions in developing a deep analysis of the issue of disability and inclusion of people with disability. The study contributes to enhance discussions on commonsense knowledge that circulates in society about people with disability and to the possible impacts of these knowledges in the construction of future representations.
Palavras-chave: Corpo humano
Livro didático
Pessoas com deficiência
Representação
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1141
Data do documento: 2017
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.