Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1145
Tipo: Dissertação
Título: Alfabetização e currículo: ênfases nas formações de professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Autor(es): Abreu, Anisia Ripplinger de
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Primeiro coorientador: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resumo: Esta pesquisa discute a concepção de alfabetização e currículo presente nos Projetos PolíticoPedagógicos (PPP) das escolas da rede pública estadual do município de Chapecó a partir das formações no PNAIC. A questão norteadora da pesquisa é “A concepção de alfabetização e currículo anunciada e materializada pelo PNAIC está presente nos PPPs das escolas da rede pública estadual do município de Chapecó (SC)?” Assim, configura-se como uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental e que tem como objetivo geral analisar se o processo de formação de professores desenvolvido pelo PNAIC contribuiu com a definição da concepção de alfabetização e currículo sistematizado nos PPPs das escolas da rede pública estadual do município de Chapecó. Como objetivos específicos, delimita-se a) levantar produções acadêmicas publicadas na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes: Banco de Teses e Dissertações e Portal de Periódicos) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); b) compreender o papel/lugar da alfabetização nos processos históricos após 1990; c) identificar os principais programas de formação de professores alfabetizadores que ocorreram nacionalmente após 1990 e verificar se houve continuidades ou descontinuidades; d) situar o PNAIC na atual configuração educacional; e) analisar como a alfabetização e o currículo são apresentados nos documentos fundantes do PNAIC e PPPs das escolas públicas estaduais do município de Chapecó. A dissertação está organizada em quatro capítulos: do primeiro consta uma discussão sobre o vínculo da autora com o objeto da pesquisa, apresentando a base metodológica da pesquisa; o segundo capítulo abordará um breve histórico da alfabetização, demarcando como ponto inicial a última década do século XX; o terceiro capítulo situará o PNAIC dentro das produções acadêmicas a fim de demostrar o recorte desta pesquisa; por fim, o quarto capítulo discorrerá sobre as concepções de alfabetização e currículo presentes no PNAIC e nos Projetos Político-Pedagógicos de cinco escolas da rede pública estadual do município de Chapecó (SC). Entre os autores que serão utilizados para fundamentar a pesquisa, podem-se destacar Viñao Frago (1993), Graff (1994), Mortatti (2006, 2013), Bardin (2008), Smolka (2012), Sacristán (2013), Martins e Marsiglia (2015). Como resultados da pesquisa, podemos apontar que as formações do PNAIC das quais os professores das escolas investigadas participaram pouco contribuíram para a organização de uma concepção de alfabetização e currículo nos PPPs. Também é importante ressaltar que algumas aproximações foram possíveis e, mesmo não sendo uma obrigatoriedade nos PPPs, a concepção de alfabetização perpassa os aspectos do currículo, assim torna-se importante deixá-la clara no documento que organiza toda a dinâmica escolar. Evidencia-se, portanto, a necessidade de maiores debates e avanços, assim como a continuidade da presente pesquisa a fim de contribuirmos para a reflexão sobre os conceitos essenciais da alfabetização que são fundamentais na definição dos currículos expressos nos documentos norteadores das escolas
Abstract/Resumen: This research discusses the conception of literacy and curriculum present in the PoliticalPedagogical Projects (PPP) of schools in the public state network in Chapecó from the PNAIC’s formation. The guiding question of the research is "Is the conception of literacy and curriculum announced and materialized by the PNAIC, present in the PPPs of the state public schools in the municipality of Chapecó (SC)?" In this way, it is a qualitative research of bibliographical and documentary character and the general objective is to analyze if the process of teacher training developed by the PNAIC contributed with the definition of the conception of literacy and systematized curriculum in the schools’PPPs in the state public network Of the municipality of Chapecó. As specific objectives, it is limited a) to raise academic productions published in the National Association of Post-Graduation and Research in Education (ANPEd), in the Coordination of Improvement of Higher Level Personnel (Capes: Bank of Theses and Dissertations and Portal of Periodicals) and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD); b) to understand the role / place of literacy in historical processes after 1990; c) to identify the main training programs for literacy teachers that occurred, nationally, after 1990 and checking the continuities or discontinuities; d)to place the PNAIC in the current educational configuration; e) to analyze how literacy and curriculum are presented in the founding documents of the PNAIC and PPPs in state public schools of Chapecó. The dissertation is organized in four chapters: the first consists of a discussion about the author's link to the research object, presenting the methodological basis of the research; The second chapter will address a brief history of literacy, marking as the starting point the last decade in the twentieth century; The third chapter will place the PNAIC in the the academic productions in order to demonstrate the cut of this research; Finally, the fourth chapter will discuss the conceptions of literacy and curriculum present in the PNAIC and in the Political-Pedagogical Projects in five schools of the state public network in Chapecó (SC). Among the authors that will be used to base the research, we can highlight Viñao Frago (1993), Graff (1994), Mortatti (2006, 2013), Bardin (2008), Smolka (2012), Sacristán (2013), Marsiglia (2015). As results of the research, we can point out that the teachers who participated of the PNAIC formations, in the investigated schools, had a little contribuition in the organization of a conception of literacy and curriculum in the PPPs. It is also important to note that some approaches were possible and, even being not required in the PPPs, the conception of literacy permeates aspects of the curriculum, so it is important to make it clear in the document that organizes the whole school dynamics. Therefore, there is a need for further discussion and progress, as well as the continuity of the present research in order to contribute to the reflection on the essential concepts of literacy that are fundamental in the definition of curriculum expressed in the guiding documents of the schools.
Palavras-chave: Alfabetização
Currículo
Formação de professores
PNAIC
PPP
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1145
Data do documento: 2017
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABREU.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.