Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1149
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Stübe, Angela Derlise | - |
dc.creator | Partichelli, Juliete Ilha | - |
dc.date | 2014-12-09 | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-03T11:59:33Z | - |
dc.date.available | 2017-09-27 | - |
dc.date.available | 2017-10-03T11:59:33Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1149 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the effects of meaning produced about reading at PIBID's documents. As a file, the following documents were selected: Ordinance 96, from 18th of July of 2013, from Capes, that regulates the Institutional Program PIBID/UFFS, governed by CAPES' announcement number 61/2013 and the Subproject of Languages - Campus Chapecó. PIBID is a government program that aims to introduce academic licensure in schools, seeking, thus raising the quality of initial training. In this program, reading process is constituted as a fundamental practice in the teachers’ constitution. Theoretically, we are based at Discourse Analysis of the French orientation that allows us to understand the language marks that emerge in the analyzed documents, to problematize interdiscursive relations. At the gesture of interpretation, the conception of reading as a way to achieve high levels of theoretical knowledge and the enhancement of the Portuguese language resonates as a dominant regularity. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva analisar efeitos de sentido produzidos sobre leitura em documentos do PIBID. Como arquivo, selecionamos os seguintes documentos: Portaria 96, de 18 de julho de 2013, da Capes, que regulamenta o PIBID; o Programa Institucional do PIBID/UFFS, regido pelo Edital CAPES n°61/2013 e o Subprojeto de Letras Campus Chapecó. O PIBID é um programa do governo que objetiva inserir os acadêmicos de licenciatura no âmbito escolar, almejando, assim, elevar a qualidade da formação inicial. A leitura se constitui como uma prática fundamental na construção de sujeitos-professores nesse programa. Teoricamente, sustentamo-nos na Análise de Discurso de orientação francesa, que nos permite compreender marcas linguísticas que emergem nos documentos analisados, para problematizar relações interdiscursivas. No gesto de interpretação, uma das regularidades que mais ressoa é a concepção de leitura como modo de alcançar níveis mais elevados de conhecimentos teóricos e de aprimoramento da língua portuguesa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-27T22:30:00Z No. of bitstreams: 1 PARTICHELLI.pdf: 456213 bytes, checksum: 20fe2fe38ee9b7980086f7807c4ccfe1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-03T11:59:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PARTICHELLI.pdf: 456213 bytes, checksum: 20fe2fe38ee9b7980086f7807c4ccfe1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-03T11:59:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PARTICHELLI.pdf: 456213 bytes, checksum: 20fe2fe38ee9b7980086f7807c4ccfe1 (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise de texto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência | pt_BR |
dc.title | Sentidos produzidos a respeito da leitura em documentos do PIBID UFFS | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PARTICHELLI.pdf | 445,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.