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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1153
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Rivero, Andréa Simões | - |
dc.creator | Bernardi, Daniele | - |
dc.creator | Dill, Fabíula Christina | - |
dc.date | 2017-06-29 | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-03T12:01:07Z | - |
dc.date.available | 2017-09-01 | - |
dc.date.available | 2017-10-03T12:01:07Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1153 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho são apresentadas algumas reflexões a respeito do processo de iniciação ao brincar, oriundas da experiência de estágio realizada junto a um grupo do Berçário II, durante o primeiro semestre de 2014, em uma instituição de educação infantil pública pertencente à rede municipal de educação de Chapecó, estado de Santa Catarina. Para esse estudo elencou-se como objetivo geral compreender como se configuram as relações sociais das crianças pequenas no berçário partindo da experiência de estágio supervisionado na Educação Infantil. Para aprofundar a reflexão sobre o que foi proposto definiu-se os seguintes objetivos específicos que nortearam este estudo: identificar nos registros, situações na quais estão presentes aspectos da brincadeira de faz-de-conta; analisar a relação entre a organização dos espaços e materiais e a ampliação das relações sociais entre as crianças pequenas no contexto do Berçário, e também sobre o papel do professor nesse processo; refletir sobre as relações sociais existentes no Berçário e sobre as suas contribuições para a constituição das crianças pequenas como sujeitos sociais ativos. As contribuições teóricas de alguns autores importantes como Vigotski, Brougère, entre outros, fundamentaram as análises realizadas. Pode-se afirmar que a aprendizagem social do brincar se faz presente no espaço do berçário. Cabe ao professor proporcionar o tempo e o espaço para que a brincadeira se constitua e se consolide entre as crianças. É fundamental que discussões e reflexões direcionadas à Educação Infantil sejam realizadas para que se proporcione às crianças contextos e ações que favoreçam a ampliação de seus processos criativos e imaginários, bem como a aprendizagem de múltiplas linguagens, desta forma será possível o desenvolvimento e constituição das crianças pequenas como sujeitos históricos e sociais, cujos direitos sejam respeitados e assegurados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-01T17:21:15Z No. of bitstreams: 1 BERNARDI e DILL.pdf: 1208040 bytes, checksum: 0de43adeb7fc07861e49a167d970e3a7 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Recreação | pt_BR |
dc.subject | Berçários | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Crianças pequenas, o processo de iniciação à brincadeira. As relações sociais no berçário II | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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