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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rivero, Andréa Simões-
dc.creatorBernardi, Daniele-
dc.creatorDill, Fabíula Christina-
dc.date2017-06-29-
dc.date.accessioned2017-10-03T12:01:07Z-
dc.date.available2017-09-01-
dc.date.available2017-10-03T12:01:07Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1153-
dc.description.resumoNeste trabalho são apresentadas algumas reflexões a respeito do processo de iniciação ao brincar, oriundas da experiência de estágio realizada junto a um grupo do Berçário II, durante o primeiro semestre de 2014, em uma instituição de educação infantil pública pertencente à rede municipal de educação de Chapecó, estado de Santa Catarina. Para esse estudo elencou-se como objetivo geral compreender como se configuram as relações sociais das crianças pequenas no berçário partindo da experiência de estágio supervisionado na Educação Infantil. Para aprofundar a reflexão sobre o que foi proposto definiu-se os seguintes objetivos específicos que nortearam este estudo: identificar nos registros, situações na quais estão presentes aspectos da brincadeira de faz-de-conta; analisar a relação entre a organização dos espaços e materiais e a ampliação das relações sociais entre as crianças pequenas no contexto do Berçário, e também sobre o papel do professor nesse processo; refletir sobre as relações sociais existentes no Berçário e sobre as suas contribuições para a constituição das crianças pequenas como sujeitos sociais ativos. As contribuições teóricas de alguns autores importantes como Vigotski, Brougère, entre outros, fundamentaram as análises realizadas. Pode-se afirmar que a aprendizagem social do brincar se faz presente no espaço do berçário. Cabe ao professor proporcionar o tempo e o espaço para que a brincadeira se constitua e se consolide entre as crianças. É fundamental que discussões e reflexões direcionadas à Educação Infantil sejam realizadas para que se proporcione às crianças contextos e ações que favoreçam a ampliação de seus processos criativos e imaginários, bem como a aprendizagem de múltiplas linguagens, desta forma será possível o desenvolvimento e constituição das crianças pequenas como sujeitos históricos e sociais, cujos direitos sejam respeitados e assegurados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-01T17:21:15Z No. of bitstreams: 1 BERNARDI e DILL.pdf: 1208040 bytes, checksum: 0de43adeb7fc07861e49a167d970e3a7 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRecreaçãopt_BR
dc.subjectBerçáriospt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleCrianças pequenas, o processo de iniciação à brincadeira. As relações sociais no berçário IIpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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