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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1153
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Crianças pequenas, o processo de iniciação à brincadeira. As relações sociais no berçário II |
Autor(es): | Bernardi, Daniele Dill, Fabíula Christina |
Primeiro Orientador: | Rivero, Andréa Simões |
Resumo: | Neste trabalho são apresentadas algumas reflexões a respeito do processo de iniciação ao brincar, oriundas da experiência de estágio realizada junto a um grupo do Berçário II, durante o primeiro semestre de 2014, em uma instituição de educação infantil pública pertencente à rede municipal de educação de Chapecó, estado de Santa Catarina. Para esse estudo elencou-se como objetivo geral compreender como se configuram as relações sociais das crianças pequenas no berçário partindo da experiência de estágio supervisionado na Educação Infantil. Para aprofundar a reflexão sobre o que foi proposto definiu-se os seguintes objetivos específicos que nortearam este estudo: identificar nos registros, situações na quais estão presentes aspectos da brincadeira de faz-de-conta; analisar a relação entre a organização dos espaços e materiais e a ampliação das relações sociais entre as crianças pequenas no contexto do Berçário, e também sobre o papel do professor nesse processo; refletir sobre as relações sociais existentes no Berçário e sobre as suas contribuições para a constituição das crianças pequenas como sujeitos sociais ativos. As contribuições teóricas de alguns autores importantes como Vigotski, Brougère, entre outros, fundamentaram as análises realizadas. Pode-se afirmar que a aprendizagem social do brincar se faz presente no espaço do berçário. Cabe ao professor proporcionar o tempo e o espaço para que a brincadeira se constitua e se consolide entre as crianças. É fundamental que discussões e reflexões direcionadas à Educação Infantil sejam realizadas para que se proporcione às crianças contextos e ações que favoreçam a ampliação de seus processos criativos e imaginários, bem como a aprendizagem de múltiplas linguagens, desta forma será possível o desenvolvimento e constituição das crianças pequenas como sujeitos históricos e sociais, cujos direitos sejam respeitados e assegurados. |
Palavras-chave: | Educação infantil Recreação Berçários Didática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1153 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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