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Tipo: Monografia
Título: O processo de ensino e aprendizagem de história nas experiências dos detentos da Penitenciária Agrícola de Chapecó-SC
Autor(es): Brancalione, Jéssica Mara
Primeiro Orientador: Valentini, Delmir José
Resumo: O Brasil apresenta um elevado número de detentos, sendo a quarta nação do mundo com maior população carcerária. Este estudo buscou uma reflexão sobre o Ensino e a Aprendizagem de História dentro da Penitenciária Agrícola de Chapecó-SC, através das experiências narradas pelos próprios detentos e pelo (a) professor (a) do Centro de Educação de Jovens e Adultos. Propomos uma reflexão sobre o papel do ensino na penitenciária, seus limites e possibilidades, bem como o papel da escola dentro do ambiente prisional. Propomos também uma avaliação dos mecanismos de adequação dos indivíduos, os valores e as regras sugeridas pela instituição prisional, levando em consideração as visões sociais a respeito dos apenados e, os entendimentos sobre concepções educacionais e libertadoras para viabilizar ao sujeito condenado se libertar das amarras que o prendem a uma condição de excluído social e proporcionar a efetiva ressocialização. Pretendemos demonstrar que existem possibilidades de não só viabilizar o acesso ao ensino e a aprendizagem, mas também fortalecer a cidadania.
Abstract/Resumen: Brazil has a high number of prisoners, being the fourth nation in the world with the largest prison population. This study aimed reflect on the teaching and learning of history in the Agricultural Penitentiary of Chapecó-SC, through the experiences narrated by the prisoners and by the teacher of the Education Center for Youth and Adults. So was proposed a reflection on the role of the school in the Penitentiary, its limits and possibilities, well as the role of school inside the prison environment. It has also been proposed an evaluation of adjustment mechanisms of individuals, the values and the rules suggested by the prison institution, assuming the social views about the prisoners and the understandings of educational concepts and liberators to enable to the convicted individuals to break free from the chains who hold them to a social exclusion condition and provide effective resocialization. Intend to show there are possibilities not only to facilitated access to teaching and learning, but also strengthen citizenship.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Cidadania
Ensino
Penitenciária
Reformatório
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1167
Data do documento: 2016
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