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Tipo: Monografia
Título: Abordagem do marketing holístico no desenvolvimento de uma proposta de gerenciamento do marketing interno: estudo de caso de uma agência de turismo de Chapecó/SC
Autor(es): Brutti, Matheus Sangoi
Primeiro Orientador: Cardoso, Janaína Gularte
Resumo: O gerenciamento do marketing interno tem se tornado um dos principais aliados às organizações frente o mercado competitivo. Mais que satisfazer o cliente interno, o objetivo de fidelizar os colaboradores é vital para a empresa que deseja sobreviver atualmente. Colaboradores fidelizados são mais dedicados, produtivos e suscetíveis a se tornarem leais a empresa e aos seus objetivos, comprando a ideia e a marca da empresa de tal forma que acabam replicando-a ao vender para o cliente externo. Gerenciar o marketing interno pode elevar o desempenho da organização partindo do atendimento das necessidades de seu primeiro cliente: o cliente interno. Sob a mesma ótica, profissionais de marketing perceberam a necessidade de orientar as ações e estratégias de marketing de uma forma mais completa e coesa do que sua forma tradicional, surgindo então a abordagem do marketing holístico. Gerenciar de forma holística é fazer gestão olhando para todo o sistema empresarial, buscando compreender o processo de captação de valor para os clientes e interligando as áreas de marketing interno, marketing integrado, marketing socialmente responsável e marketing de relacionamento. Neste enfoque, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver uma proposta de gerenciamento do marketing interno, sob a ótica do marketing holístico, em uma agência de turismo de Chapecó, Santa Catarina. A coleta dos dados contemplou todos os colaboradores da empresa, utilizando métodos quantitativos e descritivos, bem como qualitativos e exploratórios na aplicação de questionários fechados e entrevistas semiestruturadas, com o intuito de diagnosticar o marketing interno sob uma perspectiva multifocal de análise de indicadores, proposta por Cardoso (2013). Para a análise dos dados utilizaram-se as evidências observadas de acordo com a metodologia utilizada, correlacionando o referencial teórico e os resultados obtidos a fim de atender aos objetivos da pesquisa. O resultado do diagnóstico apresentou um clima instável na organização, com questões relacionadas ao trabalho em equipe, confiança, liderança, feedback, em paralelo com problemas de comunicação interna, contribuindo com a baixa motivação dos colaboradores. A partir disso, foram desenvolvidos planos de ação com estratégias direcionadas ao gerenciamento do marketing interno na organização, considerando fatores pertinentes ao marketing holístico, com vistas à interferir positivamente neste cenário.
Palavras-chave: Cliente interno
Endomarketing
Marketing holístico
Marketing interno
IND
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1173
Data do documento: 2016
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