Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1176
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ivone Maria Mendes | - |
dc.contributor.referee2 | Cristofoli, Maria Silvia | - |
dc.contributor.referee3 | Chiaparini, Cândida | - |
dc.creator | Orso, Monise Clara | - |
dc.date | 2016-12-13 | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-03T12:51:48Z | - |
dc.date.available | 2017-10-03T12:51:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-10 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1176 | - |
dc.description.resumo | De forma geral, cada indivíduo possui em sua identidade profissional uma singularidade, que foi e está sendo construída mediante vivências particulares, mas também a partir de processos compartilhados na vida em sociedade. Por meio da presente pesquisa, tornou-se possível constatarmos o que levou um grupo de egressas do curso de Pedagogia da UFFS/Campus Erechim a escolherem esta profissão, bem como analisar de que forma percebem o processo de constituição de suas identidades profissionais. Para tanto, o caminho metodológico escolhido foi de natureza qualitativa, sendo realizado um estudo bibliográfico sobre o tema e uma pesquisa empírica utilizando entrevistas para a obtenção de dados. Em relação aos resultados obtidos com a pesquisa, os motivos que interferiram na escolha pelo curso foram a influência de familiares e outras pessoas significativas, o vínculo com as crianças, o interesse pela área da Educação que foi constituído durante a vida, bem como algumas características do curso ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Em relação a suas identidades profissionais, foi confirmado que elas são construídas no decorrer da vida, mediante as interações sociais e os conhecimentos com os quais vão tendo contato. Por fim, com base nos relatos obtidos com a entrevista e sua análise, pode-se afirmar que a universidade - tanto em suas possibilidades quanto em seus limites - forneceu elementos para a constituição desses sujeitos enquanto profissionais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-09-13T18:16:46Z No. of bitstreams: 1 ORSO.pdf: 310260 bytes, checksum: 32811661f573c906a5a66b3724c37cd5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-03T12:51:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ORSO.pdf: 310260 bytes, checksum: 32811661f573c906a5a66b3724c37cd5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-03T12:51:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ORSO.pdf: 310260 bytes, checksum: 32811661f573c906a5a66b3724c37cd5 (MD5) Previous issue date: 2017-01-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escolha profissional | pt_BR |
dc.subject | Identidade profissional | pt_BR |
dc.subject | Início da carreira | pt_BR |
dc.subject | Formação de profissionais da educação | pt_BR |
dc.title | A escolha pela Pedagogia e a construção da identidade profissional no início da carreira: um estudo com egressas do curso de Pedagogia da UFFS/Erechim-RS | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ORSO.pdf | 302,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.