Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1176
Type: Monografia
Título : A escolha pela Pedagogia e a construção da identidade profissional no início da carreira: um estudo com egressas do curso de Pedagogia da UFFS/Erechim-RS
Author: Orso, Monise Clara
First advisor: Silva, Ivone Maria Mendes
metadata.dc.contributor.referee2: Cristofoli, Maria Silvia
metadata.dc.contributor.referee3: Chiaparini, Cândida
Resume: De forma geral, cada indivíduo possui em sua identidade profissional uma singularidade, que foi e está sendo construída mediante vivências particulares, mas também a partir de processos compartilhados na vida em sociedade. Por meio da presente pesquisa, tornou-se possível constatarmos o que levou um grupo de egressas do curso de Pedagogia da UFFS/Campus Erechim a escolherem esta profissão, bem como analisar de que forma percebem o processo de constituição de suas identidades profissionais. Para tanto, o caminho metodológico escolhido foi de natureza qualitativa, sendo realizado um estudo bibliográfico sobre o tema e uma pesquisa empírica utilizando entrevistas para a obtenção de dados. Em relação aos resultados obtidos com a pesquisa, os motivos que interferiram na escolha pelo curso foram a influência de familiares e outras pessoas significativas, o vínculo com as crianças, o interesse pela área da Educação que foi constituído durante a vida, bem como algumas características do curso ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Em relação a suas identidades profissionais, foi confirmado que elas são construídas no decorrer da vida, mediante as interações sociais e os conhecimentos com os quais vão tendo contato. Por fim, com base nos relatos obtidos com a entrevista e sua análise, pode-se afirmar que a universidade - tanto em suas possibilidades quanto em seus limites - forneceu elementos para a constituição desses sujeitos enquanto profissionais.
Palabras clave : Escolha profissional
Identidade profissional
Início da carreira
Formação de profissionais da educação
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1176
Fecha de publicación : 10-ene-2017
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ORSO.pdf302,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.