Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1184
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O brincar no espaço escolar: um estudo a partir da política dos nove anos do ensino fundamental
Autor(es): Borsoi, Elisa
Rebeschini, Morgana Roberta
Primeiro Orientador: Alves, Solange Maria
Resumo: O artigo em tela é resultado de dossiê temático, realizado a partir de levantamento bibliográfico e de fontes legais sobre a política educacional de nove anos em torno do tema: brincadeira e anos iniciais do ensino fundamental no contexto da política de nove anos. Este objeto tem origem também, em observações e problematizações decorrentes dos Estágios Obrigatórios do curso de Pedagogia da UFFS – campus Chapecó. Acreditando na criança como detentora de necessidades decorrentes do meio social ao qual está inserida, específica de sua faixa etária, busca-se justificar em que aspectos o brincar contribui no desenvolvimento de crianças estudantes no primeiro ano do ensino fundamental e porque este deve ser considerado, com uma das garantias legais, no processo educacional. Além de refletir sobre o brincar no espaço escolar dentro da política de nove anos do ensino fundamental, a temática assumiu recortes de modo a ficar mais próxima do questionamento em torno da brincadeira como atividade principal da infância, a partir do aporte teórico da psicologia histórico-cultural. Reflete também, os modos de organização da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento a partir da política dos nove anos, criada pela Lei 11.274/2006, que amplia o ensino fundamental de oito para nove anos. Em termos metodológicos, foram consultados artigos científicos, livros e documentos referenciais sobre o tema em questão, os quais foram estudados, analisados e fichados. O resultado desse exercício de reflexão sinaliza que o brincar é garantido tanto nos documentos orientadores da implantação da política educacional de nove anos do ensino fundamental, quanto nas discussões teóricas de estudiosos na área. Contudo, ancorado em nossas experiências parece que o mesmo não ocorre no âmbito específico da organização pedagógica do ciclo de alfabetização, sobretudo, como espaço-tempo ainda fortemente marcado pela infância e por sua atividade principal: a brincadeira.
Abstract/Resumen: The article shown is result of thematic dossier, realized from a bibliographical survey and legal fonts about the educational politics around the subject: Play and first years of basic education in context to politic of nine years. This object has source too, in observations and problems arising of Required Internship Pedagogy course of UFFS – campus Chapecó. Believing in the child, like owner to necessities arising from social place where she is inserted, specific to their age group, searching justify in what aspects play contribute in the development of students children in the first year of basic education and why this year must be considered, with a legal warranty in the education process. Beyond to reflect about to play at school in politics of nine years in the basic education, the theme assumed clippings to stay near of questions around of play like a main activity in childhood, from the technical contribution of historical and cultural psychology. Reflecting too, the organization kinds at school in the learning process and the development from politics of nine years, arisen for the Law 11.274/2006 that increases the basic education from eight to nine years.Methodologically, were consulted scientific articles, books and reference documents about the theme that were studied, analyzed and registered. The result of this reflection exercise show us that play is guaranteed in oriented documents of implantation to politic of nine years in basic education, as in theoretical discussions that study this. However, it seems which the same don’t happen in specific scope in pedagogic organization in the alphabetization cycle, specially, like space-time still strongly marked for the childhood and the principal activity: to play.
Palavras-chave: Brincadeira
Didática
Ensino fundamental
Educação escolar básica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1184
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BORSOI e REBESCHINI.pdf557,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.