Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1187
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Ariane Franco Lopes da-
dc.creatorCurzee, Rochele-
dc.creatorZuliani, Fabiana-
dc.date2015-06-30-
dc.date.accessioned2017-10-05T18:48:41Z-
dc.date.available2017-09-01-
dc.date.available2017-10-05T18:48:41Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1187-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar as possíveis contribuições das histórias em quadrinhos para a pré-alfabetização. Parte-se do pressuposto que, por sua dimensão lúdica, os quadrinhos exercem um papel fundamental no desenvolvimento das primeiras habilidades de interpretação de textos e de imagens, além de favorecerem a aprendizagem dos hábitos e valores culturais e morais que facilitam o processo de inserção da criança no seu grupo social. Eles estariam sendo expressos nesse tipo de material de leitura, que falam, por meio de narrativas, do mundo infantil, que é familiar à criança. Por meio de análises de dez histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, identificamos e catalogamos os elementos simbólicos que compõem as imagens da personagem Mônica e observamos como esses elementos simbólicos são acompanhados por textos e imagens. A análise dos dados ocorreu da seguinte maneira: primeiramente, fez-se uma listagem e um inventário dos símbolos encontrados nos quadrinhos. Depois de catalogados, observaram-se os símbolos mais frequentes e os mais utilizados. Em um segundo momento, observou-se se esses símbolos eram utilizados juntamente com palavras e desenhos. Foram organizadas tabelas contendo seleções de símbolos e imagens e observados o que eles comunicam. Os dados foram tratados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Com essa metodologia de análise, foi possível perceber como símbolos e imagens funcionam em conjunto com a escrita na tarefa de comunicar sentimentos, ideias e ações. Esses elementos facilitam o ingresso das crianças no mundo da leitura e da escrita, possibilitando o processo de aprendizagem mais significativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-01T18:10:07Z No. of bitstreams: 1 CURZEE e ZULIANI.pdf: 823464 bytes, checksum: c0e69869c8ceccc154c0a57d1daeaaff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-05T18:48:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CURZEE e ZULIANI.pdf: 823464 bytes, checksum: c0e69869c8ceccc154c0a57d1daeaaff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-05T18:48:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CURZEE e ZULIANI.pdf: 823464 bytes, checksum: c0e69869c8ceccc154c0a57d1daeaaff (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos como auxílio didático nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: uma análise da imagem associada à escritapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CURZEE e ZULIANI.pdf804.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.