Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1187
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ariane Franco Lopes da | - |
dc.creator | Curzee, Rochele | - |
dc.creator | Zuliani, Fabiana | - |
dc.date | 2015-06-30 | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-05T18:48:41Z | - |
dc.date.available | 2017-09-01 | - |
dc.date.available | 2017-10-05T18:48:41Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1187 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é analisar as possíveis contribuições das histórias em quadrinhos para a pré-alfabetização. Parte-se do pressuposto que, por sua dimensão lúdica, os quadrinhos exercem um papel fundamental no desenvolvimento das primeiras habilidades de interpretação de textos e de imagens, além de favorecerem a aprendizagem dos hábitos e valores culturais e morais que facilitam o processo de inserção da criança no seu grupo social. Eles estariam sendo expressos nesse tipo de material de leitura, que falam, por meio de narrativas, do mundo infantil, que é familiar à criança. Por meio de análises de dez histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, identificamos e catalogamos os elementos simbólicos que compõem as imagens da personagem Mônica e observamos como esses elementos simbólicos são acompanhados por textos e imagens. A análise dos dados ocorreu da seguinte maneira: primeiramente, fez-se uma listagem e um inventário dos símbolos encontrados nos quadrinhos. Depois de catalogados, observaram-se os símbolos mais frequentes e os mais utilizados. Em um segundo momento, observou-se se esses símbolos eram utilizados juntamente com palavras e desenhos. Foram organizadas tabelas contendo seleções de símbolos e imagens e observados o que eles comunicam. Os dados foram tratados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Com essa metodologia de análise, foi possível perceber como símbolos e imagens funcionam em conjunto com a escrita na tarefa de comunicar sentimentos, ideias e ações. Esses elementos facilitam o ingresso das crianças no mundo da leitura e da escrita, possibilitando o processo de aprendizagem mais significativo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-01T18:10:07Z No. of bitstreams: 1 CURZEE e ZULIANI.pdf: 823464 bytes, checksum: c0e69869c8ceccc154c0a57d1daeaaff (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-05T18:48:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CURZEE e ZULIANI.pdf: 823464 bytes, checksum: c0e69869c8ceccc154c0a57d1daeaaff (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-05T18:48:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CURZEE e ZULIANI.pdf: 823464 bytes, checksum: c0e69869c8ceccc154c0a57d1daeaaff (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Histórias em quadrinhos como auxílio didático nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: uma análise da imagem associada à escrita | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CURZEE e ZULIANI.pdf | 804.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.