Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1187
Type: Artigo Cientifico
Title: Histórias em quadrinhos como auxílio didático nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: uma análise da imagem associada à escrita
Author: Curzee, Rochele
Zuliani, Fabiana
First advisor: Silva, Ariane Franco Lopes da
Resume: O objetivo deste trabalho é analisar as possíveis contribuições das histórias em quadrinhos para a pré-alfabetização. Parte-se do pressuposto que, por sua dimensão lúdica, os quadrinhos exercem um papel fundamental no desenvolvimento das primeiras habilidades de interpretação de textos e de imagens, além de favorecerem a aprendizagem dos hábitos e valores culturais e morais que facilitam o processo de inserção da criança no seu grupo social. Eles estariam sendo expressos nesse tipo de material de leitura, que falam, por meio de narrativas, do mundo infantil, que é familiar à criança. Por meio de análises de dez histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, identificamos e catalogamos os elementos simbólicos que compõem as imagens da personagem Mônica e observamos como esses elementos simbólicos são acompanhados por textos e imagens. A análise dos dados ocorreu da seguinte maneira: primeiramente, fez-se uma listagem e um inventário dos símbolos encontrados nos quadrinhos. Depois de catalogados, observaram-se os símbolos mais frequentes e os mais utilizados. Em um segundo momento, observou-se se esses símbolos eram utilizados juntamente com palavras e desenhos. Foram organizadas tabelas contendo seleções de símbolos e imagens e observados o que eles comunicam. Os dados foram tratados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Com essa metodologia de análise, foi possível perceber como símbolos e imagens funcionam em conjunto com a escrita na tarefa de comunicar sentimentos, ideias e ações. Esses elementos facilitam o ingresso das crianças no mundo da leitura e da escrita, possibilitando o processo de aprendizagem mais significativo.
Keywords: Educação infantil
Histórias em quadrinhos
Desenho
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1187
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CURZEE e ZULIANI.pdf804.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.