Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1187
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Histórias em quadrinhos como auxílio didático nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: uma análise da imagem associada à escrita |
Author: | Curzee, Rochele Zuliani, Fabiana |
First advisor: | Silva, Ariane Franco Lopes da |
Resume: | O objetivo deste trabalho é analisar as possíveis contribuições das histórias em quadrinhos para a pré-alfabetização. Parte-se do pressuposto que, por sua dimensão lúdica, os quadrinhos exercem um papel fundamental no desenvolvimento das primeiras habilidades de interpretação de textos e de imagens, além de favorecerem a aprendizagem dos hábitos e valores culturais e morais que facilitam o processo de inserção da criança no seu grupo social. Eles estariam sendo expressos nesse tipo de material de leitura, que falam, por meio de narrativas, do mundo infantil, que é familiar à criança. Por meio de análises de dez histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, identificamos e catalogamos os elementos simbólicos que compõem as imagens da personagem Mônica e observamos como esses elementos simbólicos são acompanhados por textos e imagens. A análise dos dados ocorreu da seguinte maneira: primeiramente, fez-se uma listagem e um inventário dos símbolos encontrados nos quadrinhos. Depois de catalogados, observaram-se os símbolos mais frequentes e os mais utilizados. Em um segundo momento, observou-se se esses símbolos eram utilizados juntamente com palavras e desenhos. Foram organizadas tabelas contendo seleções de símbolos e imagens e observados o que eles comunicam. Os dados foram tratados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Com essa metodologia de análise, foi possível perceber como símbolos e imagens funcionam em conjunto com a escrita na tarefa de comunicar sentimentos, ideias e ações. Esses elementos facilitam o ingresso das crianças no mundo da leitura e da escrita, possibilitando o processo de aprendizagem mais significativo. |
Keywords: | Educação infantil Histórias em quadrinhos Desenho Ensino e aprendizagem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1187 |
Issue Date: | 2015 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CURZEE e ZULIANI.pdf | 804.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.