Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1213
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O imaginário criativo na perspectiva do trabalho social em Marx: contribuições para a educação infantil
Autor(es): Both, Fabiola
Rodrigues, Tamires
Primeiro Orientador: Alves, Solange Maria
Resumo: O texto em tela tem sua gênese marcada pela problematização da práxis pedagógica realizada no âmbito da educação infantil quando da vivência do estágio curricular obrigatório neste âmbito da educação básica. A observância da ausência de espaços e tempos voltados para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade chamou atenção e transformou-se em objeto de estudos e reflexões ancoradas, fundamentalmente, na teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano (Vigotski, Luria, Leontiev) garimpando nestes autores, elementos e argumentos em torno do imaginário criativo. Em decorrência dessa busca, encontramos nos fundamentos marxistas a base de sustentação pela qual Vigotski e colaboradores definem a imaginação e a criação como funções superiores de pensamento cuja origem e característica estão no trabalho social, concebido por Marx como elemento fundamental de criação do seu criador – o ser humano. Somou-se a esse movimento, a busca de reflexões em torno da concepção de infância e da brincadeira como atividade principal (trabalho) da criança e um exercício de reflexão teórica importante que mobilizou em nós a atividade criadora capaz de propor o formato da reflexão aqui desenhada. Com base no objetivo de teorizar a educação infantil frente a temática do imaginário criativo tal como concebido pela teoria histórico-cultural e sinalizar possibilidades de organização pedagógica criativa para este âmbito da educação básica, realizamos um severo aprofundamento teórico e procuramos realizar uma leitura efetivamente dialético materialista do objeto, apreendendo-o em seu movimento, relações e contradições. O resultado provisório da problematização mobilizadora deste estudo, traz um conjunto de possibilidades de pensar e organizar a educação infantil como espaço-tempo intencional, dirigido ao desenvolvimento da imaginação e da criação e, por meio dessas funções superiores de pensamento, mediar processos de desenvolvimento do humano em cada indivíduo. Conclui-se ratificando a necessidade de revisão severa da educação infantil e anunciando a sua potencialidade como lugar de humanização, de imaginação e criação.
Abstract/Resumen: This paper has its genesis marked by questioning the pedagogical praxis realized within the scope of early childhood education as the experience of traineeship mandatory in basic education scope. The observance of the absence of spaces and focused time for the development of imagination and creativity called attention and became study objects and reflections rooted fundamentally in the cultural-historical theory of human development (Vygotsky, Luria, Leontiev) panning these authors, elements and arguments around the creative imagination. Due to this search, we found on the Marxist fundamentals support base by which Vygotski and collaborators define imagination and creation as higher functions of thought whose origin and characteristics are in social work, conceived by Marx as a key element of creation of its creator – the human being. Added to this movement, the search for reflections around the conception of childhood and play as main activity (work) of the child and an important theorical exercise of reflection that mobilized us the creative activy capable of proposing the reflection format here designed. Based on the purpose of theorizing the childhood education faced to the theme of creative imagination as conceived by the historical-cultural theory and signal opportunities for creative pedagogical creative for this scope of basic education, we realized a severe theorical deepening and tried to perform a reading effectively materialistic dialectical of the object, seizing it in its movement, learning from it relationships and contradictions. The provisional result of mobilizing questioning of this study brings a set of possibilities of thinking and organizing early childhood education as intentional space-time, directed to the development of imagination and creation and, through these superior functions of thoughts, mediating development process in human on each individual. We conclude ratifying the need of severe review of early childhood education and announcing its potential as place of humanization of imagination and creation
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Educação infantil
Mediação pedagógica
Trabalho voluntário
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1213
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOTH e RODRIGUES.pdf473,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.