Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1218
Tipo: Dissertação
Título: Política de assistência estudantil: interfaces com o reconhecimento das diferenças e a promoção da equidade
Autor(es): Back, Larissa Brand
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Primeiro membro da banca: Kowalski, Aline Viero
Segundo membro da banca: Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da
Terceiro membro da banca: Pereira, Thiago Ingrassia
Resumo: A pesquisa apresentada visa realizar uma aproximação crítica entre reconhecimento, diferença, desigualdade, equidade, igualdade de oportunidade e a política de assistência estudantil. A partir disso, propõem-se a desvelar quais os limites e possibilidades da assistência estudantil no reconhecimento das diferenças e na promoção de equidade a partir das percepções dos estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó, com vistas a produzir conhecimento que contribua como mecanismo de reflexão e ressignificação da assistência estudantil. O estudo fundamenta-se de maneira interdisciplinar, com reflexões do serviço social, do campo da sociologia e da própria área da educação. Assim, a pesquisa afirma-se na concepção crítico-dialética e possui natureza qualitativa. No desenrolar deste estudo, utilizou-se análise bibliográfica e coleta de dados por meio da técnica do grupo focal com uma amostra de estudantes beneficiários do Campus Chapecó, bem como dados dos relatórios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE). Inicialmente, a pesquisa se desenvolve por meio da análise bibliográfica sobre a concepção de desigualdade e diferença e suas relações, temas abordados no primeiro capítulo, através de alguns autores como Iamamoto (2001), Dubet (2003; 2004), Solera (2005), Díaz (2007), Arroyo (2010; 2011) entre outros. A segunda parte do trabalho versa acerca das temáticas de equidade e igualdade de oportunidades com reflexões de autores como Bobbio (1997), Cury (2002), Bourdieu (2012), Azevedo (2013) e outros, e, ainda neste mesmo capítulo, são realizadas considerações destas temáticas em relação à educação com base em Fraser (2001), Honneth (2003) e outros autores já referenciados. No terceiro capítulo, é abordada a concepção da assistência estudantil como direito social, fazendo uma breve retrospectiva histórica quanto sua formalização e implementação. As reflexões são realizadas a partir de Costa (2010), Kowalski (2012), Silveira (2012), Cislaghi e Silva (2012) entre outros. Na sequência, quarto capítulo, apresenta-se a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), instituição onde é realizada a pesquisa empírica, bem como a política de assistência estudantil desenvolvida, num recorte de 2014 a 2016. E, por fim, no quinto capítulo, a percepção e a atribuição de sentidos e significados dos estudantes beneficiários acerca do reconhecimento das diferenças e da promoção da equidade na assistência estudantil, por meio da análise dos grupos focais. Desse modo, aponta-se com o estudo realizado, a intenção de avançar na consolidação da assistência estudantil como política pública que reconhece as diferenças e promove equidade para a garantia da permanência de um número significativo de estudantes na educação superior pública, gratuita e de qualidade.
Abstract/Resumen: The present research aims at a critical approximation among recognition, difference, inequality, equity, equality of opportunity and student assistance policy. From this, it is proposed to unveil the limits and possibilities of student assistance in the recognition of differences and in the promotion of equity from the students’ perceptions of the Federal University of the Southern Frontier (UFFS) Campus Chapecó, with a view to producing knowledge that contributes as mechanism of reflection and resignification to student assistance. The study is based in an interdisciplinary way, with reflections of the social service, the field of sociology and the area of education. So, research is affirmed in the critical-dialectical conception and it has a qualitative nature. In the course of this study, they were used bibliographic analysis and data collection through the technique of the focal group with a sample of beneficiary students from the Chapecó Campus, as well as data from the Pro-Rectory of Student Affairs (PROAE). Initially, the research is developed through bibliographical analysis on the conception of inequality and difference and their relations, themes discussed in the first chapter through some authors such as Iamamoto (2001), Dubet (2003; 2004), Solera (2005), Díaz (2007), Arroyo (2010, 2011) and others. The second part deals with the themes of equity and equal opportunities with reflections of authors such as Bobbio (1997), Cury (2002), Bourdieu (2012), Azevedo (2013) and others. In relation to education based on Fraser (2001), Honneth (2003) and other authors already referenced also in this chapter. The third part deals with the conception of student assistance as a social right, giving a brief historical retrospective regarding its formalization and implementation. The reflections are made from Costa (2010), Kowalski (2012), Silveira (2012), Cislaghi and Silva (2012) among others. The fourth chapter presents the Federal University of the Southern Frontier (UFFS), an institution where the empirical research is carried out, as well as the student assistance policy developed, in a cut from 2014 to 2016. Finally, in the fifth chapter, the perception and the attribution of meanings and meanings of the beneficiary students about the recognition of differences and the promotion of equity in student assistance, through the analysis of the focus groups. Thus, it is pointed out with the study carried out, the intention to move forward in the consolidation of student assistance as a public policy that recognizes the differences and promotes fairness in guaranteeing the permanence of a significant number of students in public, free and quality public higher education.
Palavras-chave: Política de assistência estudantil
Diferença
Equidade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1218
Data do documento: 28-Ago-2017
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BACK.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.