Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1227
Tipo: Monografia
Título: Constituição do meio técnico-científico-informacional em Palmitos - SC a partir da plantação de fumo. Um estudo a partir dos folhetos da empresa Dimon entre 1994 e 2009
Autor(es): Manica, Gustavo
Primeiro Orientador: Antongiovanni, Lídia Lúcia
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo acerca da constituição do meio técnicocientífico-informacional em Palmitos – SC a partir da produção de fumo, com base na experiência da família Manica, tradicionalista no que compete a fumicultura, em que, há anos, utiliza da cultura do fumo como principal forma de subsistência. Dando ênfase aos elementos que colaboraram com a constituição do meio técnico científico e informacional por meio do plantio do fumo, coletados nos folhetos, distribuídos entre 1994 e 2009, pela DIMON, posterior, Alliance One, foi possível entender os mecanismos através dos quais o meio técnico é difundido para atender as demanda da empresa e do mercado internacional de fumo. Por fim fez-se algumas considerações a respeito do papel destas orientações na vida da família a partir do orientador que é o portador do conhecimento científico e mediador entre o produtor e a empresa.
Palavras-chave: Família Manica
Fumicultura
Fumo
Plantas cultivadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1227
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANICA.pdf10,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.